Rodada decisiva da Série B terá último acesso e degolados

O Campeonato Brasileiro da Série B finalmente chegará ao seu final neste sábado, quando oito jogos complementam a última rodada. América-MG e Portuguesa brigam pela última vaga do G4, enquanto quatro times lutam desesperadamente contra o rebaixamento. A expectativa é de que a mala branca acabe influenciando nos resultados.

O Estádio Moisés Lucarelli pode ser mais uma vez o palco para a festa de acesso. Precisando apenas de um empate, o América-MG enfrenta a Ponte Preta, às 17 horas, querendo comemorar o retorno à elite do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o Ceará conquistou a vaga com uma vitória.

Sem pretensões dentro da competição e vindo de derrota para o Brasiliense por 2 a 1, a Macaca não vence há nove jogos, ocupando a 14ª colocação, com 47 pontos. Além disso, o técnico Givanildo Oliveira ainda não conquistou nenhum resultado positivo no comando alvinegro, perdendo quatro jogos e empatando um. No entanto, os campineiros devem receber um incentivo da Portuguesa, que depende do resultado para subir.

Por outro lado, o Coelho se encontra na quarta colocação, com 62 pontos e se aproximou do acesso ao vencer o Sport por 2 a 1. Para carimbar a vaga, os mineiros precisam apenas empatar, mas pode subir até mesmo em caso de derrota, desde que a Portuguesa não vença o Sport na Ilha do Retiro.

É vencer e torcer
Não dependendo apenas de suas forças, a Portuguesa viaja para Recife onde enfrenta o Sport, às 17 horas, na partida que está sendo chamada como o Milagre da Ilha. Os pernambucanos não deverão receber incentivo do América-MG, pois os mineiros dependem apenas de suas próprias forças.

O Leão da Ilha não sabe o que é vitória há quatro rodadas e acabou sendo eliminado com a derrota para o América-MG, por 2 a 1, permanecendo na sexta colocação, com 56 pontos. Diferente do adversário, a Lusa joga a sua temporada neste sábado.

Para ficar com a vaga, a Portuguesa tem que vencer o Sport e torcer por uma derrota do América-MG, pois chegaria aos 62 pontos, empatando no número de vitórias. No entanto, ambos estão empatados no saldo de gols, com 14 gols, e os paulistas passariam na frente neste critério de desempate, ficando assim com a vaga.

É festa baiana…
Em um jogo de festa, Bragantino e Bahia se enfrentam no Estádio Morumbi, às 17 horas, esperando contar com um grande público. O confronto marca a volta do time baiano à elite do cenário nacional e a expectativa é que 20 mil baianos compareçam ao local.

Sem maiores pretensões e pensando na próxima temporada, o Massa Bruta espera colocar água no chope do Bahia. Os paulistas estão vindo de um empate sem gols com o Paraná e se encontram na zona intermediária, com 50 pontos.

Enquanto isso, o Tricolor baiano acabou frustrando seus torcedores ao perder para o Santo André por 2 a 1 em pleno Pituaçu, permanecendo com 65 pontos e na vice-liderança, mas dando adeus as chances de conquistar o título da Série B.

Missão complicada!
Esperando um grande público no Estádio Couto Pereira, o Coritiba pode acabar sacramentando o rebaixamento do Guaratinguetá neste sábado, às 17 horas, na partida que vai marcar a entrega das faixas de campeão da Série B e também o troféu.

O título foi confirmado na última rodada, quando o Coxa empatou com o ASA por 2 a 2, chegando aos 71 pontos e garantindo a ponta. Por outro lado, o Guará ainda corre sérios riscos de rebaixamento para a Série C. Os paulistas se encontram na 15ª colocação, com 44 pontos e estão vindo de um empate por 2 a 2 com o Figueirense.

Para não amargar o rebaixamento, o Guaratinguetá precisa de uma simples vitória, mas pode escapar da degola com um empate, desde que Brasiliense e América-RN fiquem na igualdade. Se perder, o time paulista será rebaixado caso o Vila Nova ganhe ou empate com o São Caetano, devido confronto direto entre Brasiliense e América-RN.

Duelo de seis pontos
O Estádio Machadão irá pegar fogo neste sábado, com o confronto direto contra o rebaixamento entre América-RN e Brasiliense, às 17 horas. Ambos estão na zona de degola e quem vencer pode garantir a permanência na Série B de 2011.

O Mecão se encontra na 18ª colocação, com 41 pontos e vem de vitória sobre o ASA, por 2 a 1, a segunda seguida. O time potiguar só escapa do rebaixamento se vencer e Guaratinguetá ou Vila Nova perderem para Coritiba e São Caetano respectivamente.

Enquanto isso, o Brasiliense é o primeiro da zona de rebaixamento, com 43 pontos e na última rodada bateu a Ponte Preta por 2 a 1. O time candango pode escapar até mesmo com um empate, desde que o Vila Nova perca. Se vencer, tem que torcer por tropeços de goianos ou do Guaratinguetá.

Vai bombar!
Esperando um grande público, tanto que foram colocados a venda 46 mil ingressos, o Vila Nova espera aproveitar o fator casa para escapar da degola. O adversário deste sábado será o São Caetano, às 17 horas, no Estádio Serra Dourada.

O Tigre vem na 16ª colocação, com 43 pontos e vai em busca da reabilitação depois da goleada para o Náutico por 4 a 1. Os goianos podem escapar até mesmo com um empate, desde que o América-RN vença o Brasiliense. Os dois times empatariam no número de vitórias (12) e a decisão será no saldo de gols, onde o Vila Nova leva ampla vantagem no momento (-19 contra -27).

o Azulão não tem maiores pretensões dentro da Série B, pois se encontra na oitava colocação, com 52 pontos e vem de vitória sobre o Duque de Caxias por 1 a 0. A expectativa é que o Brasiliense envie mala branca para os paulistas, pois dependem desse resultado para escapar da degola.

Para pensar em 2011
Sem maiores pretensões dentro da Série B, Figueirense e Paraná duelam neste sábado, às 17 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, apenas para encerrarem a temporada de forma digna e iniciar, definitivamente, o planejamento para 2011.

O time catarinense vem de um empate com o Guaratinguetá, por 2 a 2, e é o terceiro colocado, com 64 pontos. Enquanto isso, o Tricolor chegou aos 53 com o empate sem gols na última rodada com o Bragantino, e é o sétimo colocado.

Promete dar sono…
Um já está rebaixado para a Série C e o outro vai sem seus principais jogadores. É assim que Ipatinga e Icasa encerram suas participações na Série B deste ano, às 17 horas, no Estádio Ipatingão.

Depois de perder para a Portuguesa por 2 a 1, o time mineiro acabou tendo seu rebaixamento sacramentado, permanecendo com 40 pontos, na penúltima colocação. Já o Verdão do Cariri escapou da degola e apenas cumpre tabela, figurando em 13ª lugar, com 48 pontos e vindo de um empate com o Coritiba por 2 a 2.

Confira os jogos da última rodada

Sábado
16 horas
Vila Nova-GO x São Caetano-SP
Coritiba-PR x Guaratinguetá-SP
Figueirense-SC x Paraná-PR
Ipatinga-MG x Icasa-CE
Ponte Preta-SP x América-MG
Bragantino-SP x Bahia-BA
América-RN x Brasiliense-DF
Sport-PE x Portuguesa-SP