Agora com 18 anos, Lamine Yamal demorou apenas um dia para encarar seus primeiros desafios extracampo da vida adulta. O atacante do Barcelona causou enorme repercussão na Espanha ao ser denunciado publicamente no último domingo (13) pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), que o acusa de contratar pessoas com nanismo para “atividades promocionais e entretenimento” durante sua festa de aniversário, realizada no último sábado (12).
Em nota oficial divulgada no domingo (13), a entidade classificou o episódio como “uma violação à dignidade das pessoas com deficiência”, apontando ainda que tomará medidas legais e sociais contra o ocorrido. Leia na íntegra:
COMUNICADO OFICIAL | La Asociación de Personas con Acondroplasia y Otras Displasias Esqueléticas con Enanismo denuncia la contratación de personas con enanismo como entretenimiento en la fiesta de Lamine Yamal.
Actuaremos por la vía legal y social.https://t.co/cAjEH0Fm03— Asociación ADEE (@adee_esp) July 14, 2025
“A ADEE condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento na recente festa de 18 anos do jogador de futebol Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa”, diz um trecho do comunicado.
A prática é vetada pela Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Espanha, que proíbe que pessoas com deficiência sejam expostas a situações de “zombaria, ridículo ou escárnio do público” em espetáculos ou eventos recreativos.
“Quando uma pessoa com influência social participa desse tipo de situação, o dano é ainda maior, pois transmite à sociedade — especialmente aos jovens — que a discriminação é aceitável. Precisamos erradicar a objetificação da diferença e educar as pessoas para o respeito e a equidade”, reforçou a crítica a presidente da ADEE, Carolina Puente.
A festa — que teria ocorrido em um iate de luxo e teve temática gângster — contou com a presença de atletas do Barcelona e shows de artistas como Bizarrap, Quevedo, Ozuna e Bad Gyal, segundo o jornal La Vanguardia. Ainda de acordo com a imprensa europeia, celulares foram proibidos no evento, para preservar a privacidade dos convidados.
Reportagens de veículos da TV espanhola também mencionaram que Yamal teria planejado a presença de 12 prostitutas para o evento, com hospedagem, alimentação e transporte pagos pelo jogador. A informação não foi confirmada oficialmente.
O comportamento do jovem nas férias tem preocupado a mãe, Sheila Ebana, segundo reportagens do Marca e do Record. Ela teria demonstrado preocupação com o estilo de vida adotado por Yamal durante o recesso da temporada, ainda mais agora que o jogador acaba de atingir a maioridade.
Nos últimos meses, Yamal passou por destinos como Sicília, Marbella, Ibiza, Xangai e Brasil. No país sul-americano, inclusive, viveu momentos descontraídos ao lado de seu ídolo Neymar, com quem participou de um pagode e uma partida de futevôlei.
Mesmo em meio às polêmicas, o campeão espanhol na temporada 2024/25 se reapresentou normalmente ao Barcelona no domingo para realizar exames de pré-temporada.