Brasil em Londres

Na disputa entre os esportes que mais medalhas deram ao Brasil na história das Olimpíadas, o vôlei saiu de Londres como o grande vencedor. A modalidade conquistou quatro medalhas nos Jogos de 2012, alcançando 20 no total, e ultrapassou a vela, que só subiu no pódio uma vez na capital britânica, e chegou a 17. Antes do início das Olimpíadas, a vela dividia a liderança com o vôlei, mas acabou ultrapassada também pelo judô, que chegou a 19, com as três nesta edição.

Leia também: Bernardinho chora e diz que pode deixar seleção “para não atrapalhar Bruno”

As quatro medalhas do vôlei em Londres foram: ouro no vôlei de quadra feminino, prata no masculino e prata da dupla Alison e Emanuel, e o bronze de Juliana e Larissa, também na praia. A vela só subiu ao pódio uma vez nesta edição, com o bronze de Robert Scheidt e Bruno Prada, na classe Star.

Já o judô voltou a conquistar uma medalha de ouro, com Sarah Menezes, e outros três bronzes com Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva.

A decepção ficou por conta do atletismo. Pela primeira vez desde as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, o esporte ficou sem medalha. No total, soma 14. Ja a natação, com a prata de Thiago Pereira e o bronze de Cesar Cielo, chegou a 13.

As boas surpresas foram a primeira medalha da ginástica artística, o ouro de Arthur Zanetti nas argolas, e as três do boxe, esporte que não subia ao pódio desde 1968. Em Londres, Esquiva Falcão foi prata, e Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo, bronze. O Brasil ainda recebeu uma medalha de bronze inesperada no pentatlo moderno feminino, com Yane Marques.

Veja como ficou o “ranking” de modalidades mais vencedoras:

1º – Vôlei (20 medalhas – 6 ouros, 9 pratas e 5 bronzes)

2º – Judô (19 medalhas – 3 ouros, 3 pratas e 13 bronzes)

3º – Vela (17 medalhas – 6 ouros, 3 pratas e 8 bronzes)

4º – Atletismo (14 medalhas – 4 ouros, 3 pratas e 7 bronzes)

5º – Natação (13 medalhas – 1 ouro, 4 pratas e 8 bronzes)

Fonte: IG