José Ataide


Publicidade


Lamine Yamal é denunciado na Espanha por contratar pessoas com nanismo em sua festa de aniversário

Agora com 18 anos, Lamine Yamal demorou apenas um dia para encarar seus primeiros desafios extracampo da vida adulta. O atacante do Barcelona causou enorme repercussão na Espanha ao ser denunciado publicamente no último domingo (13) pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), que o acusa de contratar pessoas com nanismo para “atividades promocionais e entretenimento” durante sua festa de aniversário, realizada no último sábado (12).

 

Em nota oficial divulgada no domingo (13), a entidade classificou o episódio como “uma violação à dignidade das pessoas com deficiência”, apontando ainda que tomará medidas legais e sociais contra o ocorrido. Leia na íntegra:

 

“A ADEE condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento na recente festa de 18 anos do jogador de futebol Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa”, diz um trecho do comunicado.

A prática é vetada pela Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Espanha, que proíbe que pessoas com deficiência sejam expostas a situações de “zombaria, ridículo ou escárnio do público” em espetáculos ou eventos recreativos.

 

“Quando uma pessoa com influência social participa desse tipo de situação, o dano é ainda maior, pois transmite à sociedade — especialmente aos jovens — que a discriminação é aceitável. Precisamos erradicar a objetificação da diferença e educar as pessoas para o respeito e a equidade”, reforçou a crítica a presidente da ADEE, Carolina Puente.

 

A festa — que teria ocorrido em um iate de luxo e teve temática gângster — contou com a presença de atletas do Barcelona e shows de artistas como Bizarrap, Quevedo, Ozuna e Bad Gyal, segundo o jornal La Vanguardia. Ainda de acordo com a imprensa europeia, celulares foram proibidos no evento, para preservar a privacidade dos convidados.

Reportagens de veículos da TV espanhola também mencionaram que Yamal teria planejado a presença de 12 prostitutas para o evento, com hospedagem, alimentação e transporte pagos pelo jogador. A informação não foi confirmada oficialmente.

 

O comportamento do jovem nas férias tem preocupado a mãe, Sheila Ebana, segundo reportagens do Marca e do Record. Ela teria demonstrado preocupação com o estilo de vida adotado por Yamal durante o recesso da temporada, ainda mais agora que o jogador acaba de atingir a maioridade.

Nos últimos meses, Yamal passou por destinos como Sicília, Marbella, Ibiza, Xangai e Brasil. No país sul-americano, inclusive, viveu momentos descontraídos ao lado de seu ídolo Neymar, com quem participou de um pagode e uma partida de futevôlei.

 

Mesmo em meio às polêmicas, o campeão espanhol na temporada 2024/25 se reapresentou normalmente ao Barcelona no domingo para realizar exames de pré-temporada.