Vitória x Portuguesa: Para encostar novamente no G4

A duas rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, a Portuguesa terá uma prova de fogo para se manter no topo da classificação. A Lusa vai até Salvador enfrentar o Vitória, neste sábado, às 16h20, pela 12ª rodada da competição. O time baiano é um dos favoritos ao acesso e se reforçou com vários atletas conhecidos, como os meias Geraldo e Lúcio Flávio.

A Portuguesa aposta no bom desempenho como visitante na Série B para voltar para casa com os três pontos. Em cinco jogos longe de seus domínios foram duas vitórias (Goiás e Boa Esporte), dois empates (Paraná e Grêmio Barueri) e apenas uma derrota (ASA). Dividindo a liderança com a Ponte Preta, a Lusa precisa de uma vitória para não ficar na dependência de um tropeço da Macaca, que recebe o Bragantino e não deve ter dificuldades para vencer.

A partida será no estádio Pituaçu, onde o Bahia costuma mandar seus jogos, pois o gramado do Barradão está passando por reformas. O palco da partida agradou ao técnico Jorginho (foto acima), e o treinador espera por uma grande espetáculo. “O campo do Pituaçu é um bom estádio para o tamanho deste duelo, entre duas grandes equipes do futebol Brasileiro”, afirmou o técnico Jorginho.

Se o jogo é importante para a Portuguesa manter a liderança, é fundamental para o Vitória se aproximar da zona de classificação e entrar de vez na briga pelo acesso. Com 17 pontos ganhos, o rubro-negro baiano é o sétimo colocado, a três pontos do quarto colocado, o Americana, que já jogou na rodada. Na última rodada, o Vitória foi goleado por 4 a 1 para o Goiás, e nada melhor que bater o líder para ganhar moral e subir na classificação.

Mudanças na Lusa
O técnico Jorginho fará três mudanças na equipe que bateu o Boa Esporte na última rodada, por 2 a 1, em Varginha. Recuperado de contusão, Luís Ricardo está de volta, assim como o zagueiro Rogério, que cumpriu a suspensão pelo terceiro cartão amarelo na última rodada. Por outro lado, o zagueiro Mateus está suspenso e Jorginho mantém a dúvida sobre o parceiro de Rogério. Leandro Silva e Renato brigam pela posição, com mais chances para o primeiro.

“O coletivo foi bom, mas ainda não defini o time titular. Testei o Leandro e o Renato na zaga e um dos dois entra como titular. No restante do time ganho a volta do Luis Ricardo e mantenho o Ivo no ataque”, declarou o comandante lusitano.

Veterano estreia no Vitória
Num descontraído rachão realizado na manhã desta sexta-feira, o técnico Geninho confirmou a estreia do meia Geraldo entre os titulares. Contratado do Ceará no início da semana, o veterano dividirá com Geovanni a responsabilidade na armação de jogadas.

Mas está não será a única mudança em relação a equipe que foi goleada pelo Goiás por 4 a 1, na última rodada. O goleiro Fernando, recuperado de contusão volta ao time, assim como o lateral-direito Nino Paraíba e o volante Rodrigo Mancha, que cumpriram suspensão automática.

Em contrapartida, o zagueiro Alison desfalca o Rubro-negro por causa do terceiro cartão amarelo e será substituído por Gabriel Paulista. Os recém contratados Lúcio Flávio, Chiquinho e Renan Silva foram regularizados e ficam no banco de reservas.

Local
Estádio Pituaçu, em Salvador

Árbitro
João Batista de Arruda-RJ

Assistentes
Wágner de Almeida Santos-RJ e Pedro Santos de Araújo-AL

Vitória

Fernando;
Nino, Gabriel Paulista, Maurício e Fernandinho;
Zé Luis, Rodrigo Mancha, Geraldo e Geovanni;
Marcelo e Neto Baiano

Técnico: Geninho

Portuguesa

Weverton;
Luís Ricardo, Rogério, Leandro Silva (Renato) e Marcelo Cordeiro;
Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique;
Ivo e Edno.

Técnico: Jorginho