Embalado há cinco jogos sem perder, o Vitória faz a sua penúltima partida do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (3), às 19h, contra o RB Bragantino, no Estádio Cicero De Souza Marques. Vindo de três vitórias e dois empates, o Leão pulou para a 15ª colocação, com 42 pontos, um ponto acima do Internacional, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Para assegurar a permanência na Série A ainda nesta quarta-feira, o Vitória precisa vencer o Bragantino e contar com derrotas de Santos e Internacional, além de um tropeço do Fortaleza, seja empate ou revés.
De olho em cada detalhe da rodada, o Leão acompanha Fortaleza x Corinthians, que jogam no mesmo horário, no Castelão, Juventude x Santos, às 19h30, no Alfredo Jaconi, São Paulo x Internacional, às 20h, na Vila Belmiro e, fechando a noite, Flamengo x Ceará às 21h30 no Maracanã.
Um empate em Bragança Paulista deixa a situação mais delicada. O Rubro-Negro corre o risco de retornar ao Z-4 e só se mantém fora da zona se dois dos três rivais diretos — Santos, Inter e Fortaleza — não vencerem na rodada.
Se a derrota acontecer, o cálculo é parecido. O Vitória se livra da zona caso dois entre Santos, Internacional e Fortaleza tenham resultados favoráveis ao Rubro-Negro, o que significa derrotas de Peixe e Colorado e, no mínimo, um empate do Fortaleza.
Cenários possíveis:
Vitória vence o RB Bragantino: confirma vaga na Série A se Santos e Internacional perderem e se o Fortaleza não vencer;
Vitória empata: evita o Z-4 se dois dos três concorrentes diretos tropeçarem;
Vitória perde: permanece fora da zona se ocorrerem derrotas de Santos e Inter e, ao menos, um empate do Fortaleza.
Após enfrentar o RB Bragantino, o Vitória fecha a Série A contra o São Paulo, no domingo (7), às 16h, no Barradão. O Leão vem de vitória por 2 a 0 diante do Mirassol, no último sábado (29). Na atual sequência invicta, o Rubro-Negro também venceu o Internacional e o Sport e empatou com Botafogo e Palmeiras.
Jogos dos rivais do Vitória na última rodada:
Santos x Cruzeiro, 16h, na Vila Belmiro;
Internacional x RB Bragantino, 16h, no Beira-Rio;
Botafogo x Fortaleza, 16h, no Nilton Santos;
Ceará x Palmeiras, 16h, no Castelão.