Foi um gol contra do Vitória que impediu o Grêmio de reestrear com derrota no Brasileirão. A equipe gaúcha, que não jogou bem, empatou em 1 a 1 com os baianos, nesta quarta-feira, no Olímpico, na congelante Porto Alegre.
Os poucos torcedores que enfrentaram a noite fria e foram ao Olímpico viram o time do Grêmio muito apressado na primeira etapa, concentrando o jogo pelo meio de campo e sendo pouco efetivo no ataque.
A bomba de Edílson – Borges quase marcou no rebote do goleiro Viafara -, a conclusão torta do camisa 9 após carregar a bola por todo o meio de campo e o gol perdido por Hugo após cruzamento de Maylson foram os únicos lances de perigo do Tricolor gaúcho na etapa inicial.
Assim, mesmo com mais posse de bola, o time do técnico Silas não fazia bom jogo e ainda perdeu Leandro, machucado, aos 22 minutos. Sofrendo com o frio intenso, o Vitória abriu o placar. Após cobrança de falta de Ramon, o volante Adilson errou o tempo de bola e o zagueiro Wallace dominou no peito para carimbar a rede.
Percebendo com o início da segunda etapa que o jogo do Grêmio não mudaria, Silas optou por arriscar e mudar o esquema. Assim, trocou o volante Willian Magrão pelo atacante André Lima. A mudança logo surtiu efeito.
Em triangulação, André Lima/Borges/Jonas, o camisa 7 (Jonas), na entrada da área, teve a chance do empate, mas chutou muito torto, cedendo apenas o tiro de meta. O Vitória aproveitou os contra-ataques e quase marcou com Nino.
Aliás, o Vitória marcou mais um gol. Mas contra. Jonas levantou a bola na área, ela foi desviada dentro da área e cairia perto de Borges se Egídio não estivesse na frente. A bola bateu na coxa do lateral-esquerdo e entrou.
Mais ofensivo, o Grêmio até criou oportunidades, mas parecia enrolado em campo. O Vitória foi eficiente ao segurar o empate e não deu trabalho ao goleiro Victor. Silas vai ter trabalho nas próximas rodadas. O Vitória tem time arrumado.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 VITÓRIA
Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 14/7/2010 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Cartões amarelos: Ramon, Fernando, Viáfara (VIT); Neuton, Hugo, William Magrão, Jonas (GRE)
Cartões vermelhos: –
GOLS: Wallace 33’/1T (0-1), Egídio 30’/2T (contra – 1-1)
GRÊMIO: Victor, Edilson, Rafael Marques, Rodrigo e Neuton; Adilson, Willian Magrão (André Lima, 16’/2T), Leandro (Maylson, 22’/1T) e Hugo; Jonas e Borges. Técnico: Silas
VITÓRIA: Viáfara, Nino, Anderson Martins, Wallace e Egídio (Rafael Cruz, 33’/2T); Vanderson, Ricardo Conceição, Fernando (Vilson, 26’/2T) e Ramon (Soares, 37’/2T); Elkeson e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva.