José Ataide


Publicidade


veja como o PSG pretende faturar com Neymar

Antes de mais nada, recorde uma das frases do presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, ao anunciar Neymar no clube:

– Quando olhamos para Neymar como uma marca com o PSG, eu não acho que tenha sido caro. Se tenho certeza que faremos mais dinheiro do que pagamos? Definitivamente.

O que faz o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, ter tanta segurança? Como o clube irá recuperar os 222 milhões de euros (R$ 820 milhões, na cotação do dia da transação) gastos para tirar o atacante do Barcelona? Nos cinco anos de contrato, serão mais 150 milhões de euros em salários, fora os valores gastos com comissões e impostos. Antes de tentar responder a essas perguntas, é bom que se diga duas coisas: o impacto de Neymar no PSG foi imediato, mas o retorno financeiro para o PSG depende do sucesso em campo. Em particular, na Liga dos Campeões da Europa.

Em artigo na revista “Forbes”, o jornalista Bobby McMahon prevê que Neymar custará ao time parisiense, no total, US$ 600 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) no total. Para ter um retorno, o clube teria, portanto, que lucrar US$ 120 milhões (R$ 378 milhões) a mais em cada um dos cinco anos de contrato do brasileiro. Conseguir todo esse montante de volta, segundo especialistas, será difícil. E não se engane: a venda de camisas será uma pequena parcela disso.

O impacto imediato de Neymar

Nunca em sua história o PSG ganhou tantos fãs nas redes sociais. A chegada de Neymar aumentou em 11 vezes a média diária de seguidores a mais do clube no Instagram (veja o gráfico). Começou o mês com 8 milhões de seguidores e agora tem 9 milhões. Somente no dia 3 de agosto, dia em que o brasileiro foi anunciado, o clube ganhou 133 mil followers a mais. Antes de contratá-lo, o PSG ganhava cerca de 5 mil seguidores por dia na rede social. Depois de ter o seu novo camisa 10, são quase 54 mil fãs a mais.

O mesmo vale para as demais páginas da equipe. No Facebook, o salto de curtidas também foi de 1 milhão. Se antes eram 12 mil novos membros em sua fan page diariamente, agora são, em média, 77 mil curtidas a mais por dia. Em seu canal no Youtube, PSG usa Neymar como protagonista em 22 de seus últimos 24 vídeos. E aumentou em 12% o número de inscritos em apenas duas semanas. No Twitter, o salto não foi tão acentuado como nas demais redes. Mas a média de ganho de seguidores dobrou.

Fonte: ge