Em confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Vasco venceu o Botafogo por 2 a 1 em São Januário, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão, e abriu vantagem de oito pontos para o CSA, primeiro time do Z-4. A derrota pressiona o Alvinegro, que está a quatro pontos da zona da degola. Bruno Gomes e Ribamar marcaram para o Cruz-Maltino, e Marcelo diminuiu para o Glorioso. Os gols foram anotados no primeiro tempo.
No próximo domingo, o Vasco vai visitar o Internacional, às 16h, no Beira-Rio, pela 27ª rodada. Com 34 pontos, o Cruz-Maltino está em 11º lugar.
O Botafogo jogará na segunda-feira, às 20h, contra o CSA, no Nilton Santos. Mais um adversário direto. Em 13º lugar, o Alvinegro tem 30 pontos.
O Vasco começou o jogo atento e aproveitou da sonolência do Botafogo para abrir 2 a 0 antes dos 20 minutos do primeiro tempo. Bruno Gomes fez seu primeiro gol com a camisa vascaína, aos 7 minutos, após bola desviar em João Paulo e enganar Cavalieri. Aos 17, Ribamar avançou sem marcação, cortou para o meio, aproveitou o goleiro adversário adiantado e finalizou para marcar belo gol. Atrás do placar, o Botafogo acordou e cresceu na partida, apesar de perder Gabriel por lesão. Com Luiz Fernando aceso pelo lado direito, o time de Valentim aumentou as investidas no ataque e passou a levar perigo ao gol de Fernando Miguel. Em cobrança de escanteio fechada de Marcinho, Marcelo se antecipou ao goleiro do Vasco e diminuiu, aos 21. O visitante seguiu em cima, e Cícero e Luiz Fernando tiveram boas chances.
No segundo tempo, o equilíbrio deu lugar ao domínio do time da casa. O Vasco intensificou a pressão, e obrigou Cavalieri a fazer duas ótimas defesas, em finalizações de Marrony e Rossi. A melhor chance do Botafogo foi em chute colocado de fora da área de Leo Valencia. O chileno entrou no lugar de Pimpão, que também saiu lesionado. Nos minutos finais, Gabriel Pec chegou a marcar o terceiro gol vascaíno, mas o auxiliar apontou impedimento.
Foto: Divulgação/GE
Apresentado na última segunda-feira, Alberto Valentim fez sua reestreia à frente do Botafogo nesta quarta. Sem muito tempo para alterações, o treinador manteve a base do time que vinha atuando, mas já conseguiu mudar a postura do Alvinegro em campo. Ainda valorizando a posse de bola, Valentim verticalizou mais o jogo do Bota. Apesar de ainda manter o jogo na defesa em muitos momentos, o time apresentou transição mais rápida para o ataque e criou seis chances reais de gol. Agora, o técnico terá quatro dias para montar a equipe para o próximo compromisso.
Fonte: Globo Esporte