Tricolor completa 81 anos

Não é um domingo qualquer. Primeiro dia do ano de 2012 e o aniversário de um dos maiores clubes do futebol brasileiro: Esporte Clube Bahia. Fundado em 1º de janeiro de 1931, o tricolor completa 81 anos de existência regados a muita emoção e sofrimento. Criado por um grupo de amigos, ex-jogadores da Associação Atlética da Bahia e do Clube Bahiano de Tênis, o esquadrão, como carinhosamente foi apelido no mundo futebolístico, deu o ar da graça nos campos baianos contra o Ypiranga, em 1931.
De lá para cá foram inúmeros títulos e histórias. Dos 76 títulos profissionais conquistados, dois deles foram nacionais: Taça Brasil de 1959 e Campeonato Brasileiro de 1988. Duas estrelas no peito e uma vaga na Taça Libertadores da América de 1989. Outra dessa demorou! Foram 21 anos de espera por uma nova oportunidade em uma competição continental, e ela chegou em 2011 com o 14º lugar no Campeonato Brasileiro, o que há sete anos não era uma realidade.
De 2004 a 2010, “A Torcida de Ouro”, título concedida à torcida do Bahia pela CBF, passou por momentos de angústia. Como se não bastasse o fato de estar oscilando entre a terceira e segunda divisão, sofreu com o desabamento da Fonte Nova, em 2007, no qual vitimou sete pessoas. O sofrimento, desta vez, dentro de campo, ainda não cessou. São 11 anos de jejum de títulos. O último aconteceu na Copa do Nordeste de 2002.
O primeiro dia do ano, consequentemente uma data festiva e inesquecível para os tricolores, significa a renovação de uma esperança do títulos e glórias que, agora, dura 81 anos de fundação.
fonte: bahianoticias.com.br