Três jogos agitam o domingão da Copa

A Argélia recebe a Eslovênia, neste domingo, às 8h30, no Estádio Peter Mokaba Stadium, em Polokwane, na África do Sul, pela primeira rodada do Grupo C, da Copa do Mundo, voltando a disputar o Mundial depois de 24 anos.

A última Copa do Mundo disputada pela Argélia foi em 1986 e ela chega em 2010 respaldada por eliminar o Egito, campeã africana nas eliminatórias. Como seu adversário, a Eslovênia chegou a seu segundo mundial depois de eliminar uma seleção favorita, a Rússia, semifinalista da Eurocopa. As duas equipes chegam à Copa do Mundo como franco atiradoras do Grupo C.

Coleção de problemas
E seu retorno à Copa do Mundo, o treinador da Argélia, Rabah Saadane, resolveu barrar o capitão e lateral-esquerdo da equipe, Yazid Mansouri, alegando que o jogador não está com a forma física ideal para disputar um Copa do Mundo.

O novo dono da braçadeira de capitão, o zagueiro Anthar Yahia, lesionou o tornozelo esquerdo durante o treinamento desta sexta-feira e pode ficar de fora da partida.

Problemas só fora do campo
Diferentemente de seu adversário, a Eslovênia vai para o jogo com o time completo e sem nenhum desfalque para a partida. Na última sexta-feira, o treinador Matjas Kek, fez um treinamento tático que definiu o time para a estreia.

Se dentro do campo não existe nenhum problema, fora dele as coisas são diferentes. Desde março os jogadores e a federação de futebol eslovena discutem a premiação pela classificação para a Copa do Mundo e a briga é tanta que alguns jogadores chegaram a pedir a renuncia do presidente da federação.

Ficha Técnica

Argélia x Eslovênia

Local: Estádio Peter Mokaba Stadium, em Polokwane
Data: 13/06/2010
Horário: 8h30
Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)

Argélia
Chaouchi; Kadir, Bougherra, Yahia, Halliche e Belhadj; Lacen, Yebda e Ziani; Matmour e Ghezzal
Técnico: Rabah Saadane

Eslovênia
Handanovic; Brecko, Cesar, Suler e Jokic; Robert Koren, Aleksander, Valter Birsa e Kirm; Ljubijankic e Novakovic
Técnico: Matjas Kek

——————————

Sérvia e Gana abrem a estreia do Grupo D no Mundial da África do Sul, neste domingo, no Estádio Loftus Versfeld, em Petrória, às 11 horas do horário de Brasília. As duas seleções realizaram uma ótima participação nas eliminatórias e prometem uma partida muito disputada.

A Sérvia é a grande surpresa da Eurocopa. Depois de se separar oficialmente de Montenegro, a seleção chega à sua primeira Copa do Mundo apenas como Sérvia. Em sua trajetória até a África do Sul, o país desbancou seleções como França, Áustria e Romênia e conseguiu a primeira colocação em um dos grupos mais equilibrados.

No comando do técnico Rodomir Antic, desde 2008, a Sérvia não manteve o mesmo bom desempenho nos dois últimos amistosos antes da Copa da África do Sul. Contra a desclassificada Polônia, empatou sem gols e perdeu para a Nova Zelândia – país sem tradição no futebol.

A grande aposta do treinador para a partida de estreia é o meia Stankovic, da Interzanionale-ITA. Segundo Rodomir Antic, o jogador tem um poder de criação muito forte e será fundamental na articulação das jogadas da Servia.

Surpreendente
A seleção de Gana chega à Copa do Mundo como uma das melhores seleções africanas. No comando do sérvio Milovan Rajevac, a Estrela Negra é uma das favoritas do seu grupo para avançar para as oitavas-de-final do torneio.

No entanto, mesmo com o favoritismo ao seu lado, devido a boa campanha nas Eliminatórias, Gana não poderá contar com seu melhor jogador em campo. O meia Michel Essien se lesionou e foi cortado.

A primeira participação da seleção africana na Copa do Mundo foi na Alemanha, em 2006. Na fase de grupos, venceu a República Tcheca e Estados Unidos, por 2 a 1, e perdeu para Itália, por 2 a 0, conquistando assim a segunda vaga do Grupo E. No entanto, na próxima fase, tiveram que enfrentar o Brasil e foram eliminados com a derrota por 3 a 0.

A principal aposta do treinador para a estreia contra seu país natal é o atacante Muntari, da Internazionale-ITA, que se movimenta bem dentro da área e vem de uma ótima temporada pelo clube italiano.

Ficha Técnica

Sérvia x Gana

Local: Estádio Loftus Versfeld, em Petrória – África do Sul
Data: 13 de junho de 2010, domingo
Horário: 11 horas
Árbitro: Hector Baldassi-ARG

Sérvia
Vladimir Stojkovic; Branislav Ivanovic, Nemanja Vidic, Aleksandar Lukovic e Ivan Obradovic; Milos Krasic, Dejan Stankovic, Nenad Milijas e Milan Jovanovic; Nikola Zigic e Marko Pantelic.
Técnico: Radomir Antic

Gana
Richard Kingson; Samuel Inkoom, John Mensah, Isaac Vorsah e John Pantsil; Derek Boateng, Kevin-Prince Boateng, Stephen Appiah e Sulley Muntari; Asamoah Gyan e Prince Tagoe.
Técnico: Milovan Rajevac

—————————————-

Alemanha e Austrália se enfrentam na tarde deste domingo em suas estréias na Copa do Mundo da África do Sul, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, pelo Grupo D. Os comandados por Joachim Löw sempre serão um dos favoritos ao título.

Após passar sufoco para se classificar nas Eliminatórias européias, a seleção alemã espera repetir ou até mesmo ir mais longe que a última Copa, quando ficou em terceiro lugar. Enquanto isso, os australianos apostam no entrosamento e chegam animado após se classificarem sem maiores dificuldades.

Astro de fora
Os alemães tiveram uma péssima notícia antes da Copa do Mundo, quando o seu principal jogador e capitão, o meia Michael Ballack, se contundiu e foi cortado pelo Departamento Médico. Quem vai ocupar a sua vaga, atuando um pouco mais recuado é Lukas Podolski.

Enquanto isso, uma das principais esperanças de gol será o atacante brasileiro naturalizado alemão Cacau, um dos principais jogadores do Stuttgart nas últimas temporadas. Ele declarou que a delegação está confiante em uma boa campanha e prometeu ir o mais longe possível.

Entrosamento australiano
Por outro lado, a Austrália aposta no entrosamento de seu elenco para pelo menos passar da primeira fase neste Mundial. Dos 11 titulares que estavam na última edição, na Alemanha, dez foram convocados pelo técnico Pim Verbeek.

O meia Tim Cahill era dúvida para este confronto, pois estava sentindo dores na coxa direita, mas foi liberado pelo Departamento Médico e vai para o jogo. Todos os jogadores sabem que a Alemanha é favorita para a primeira posição e por isso prometem brigar pela segunda colocação.

Ficha Técnica

Alemanha x Austrália

Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban na África do Sul
Data: 13 de junho de 2010, domingo
Horário: 15h3-
Árbitro: Marco Rodríguez-MEX

Alemanha
Neuer; Boateng, Mertesacker, Friedrich e Lahm; Schweinsteiger, Müller, Özil e Podolski; Cacau e Mario Gomez.
Técnico: Joachim Löw

Austrália
Schwarzer; Carney, Chipperfield, Neill e Moore; Cahill, Culina, Emerton e Grella; Kennedy e Kewell.
Técnico: Pim Verbeek