A movimentação já era intensa nos arredores do Barradão pouco antes das 9h, horário marcado para o início oficial da eleição do Vitória, neste sábado (13). Torcedores rubro-negros chegaram cedo ao estádio para escolher, entre outros cargos, o presidente do clube, em disputa entre Fábio Mota, que tenta a reeleição pela chapa Leão Colossal, e Marcone Amaral, da chapa Aliança Vitória SAF, líder do bloco de oposição.
Além da escolha do presidente para o triênio de 2026 a 2028, a eleição também definirá os novos membros do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo, assim como os presidentes e vices de ambos os órgãos. Os vencedores serão empossados após às 19h, quando se encerra a votação. Ao todo, 18.977 sócios estão aptos a votar, condição garantida por estarem adimplentes nos últimos 18 meses.
Em conversa com o Bahia Notícias, Fernando Dantas, torcedor que esteve no Barradão para exercer o poder de voto, destacou “o momento importantíssimo” e destacou pontos positivos do clube, como a estrutura, mas alertou para “melhorar na parte futebolística”.
“Escolher um presidente para este novo mandato é importantíssimo. O clube já tem uma estrutura muito boa, mas precisa melhorar na parte futebolística, montar um bom time para disputar 2026. A gestão que entrar tem que trabalhar neste sentido”, disse o torcedor.
Rafael Dantas, torcedor do Vitória, em eleição deste sábado (13) | Foto: André Carvalho/Bahia Notícias
Torcedor e votante, Yago Lima também conversou com a reportagem do BN e destacou “a mistura de sentimentos”, já que reconhece o trabalho feito pelo atual presidente Fábio Mota nos últimos anos, mas cobra pelas duas últimas campanhas do Leão na Série A, quando teve que lidar com a briga contra o rebaixamento.
“É uma mistura de sentimentos. Tenho confiança porque Fábio Mota fez um trabalho especial à frente do Vitória, temos que ser gratos, mas temos que ter cobrança pelas duas últimas campanhas. Não podemos passar pelo que passamos nos últimos anos. Então, é uma mistura”, disse o rubro-negro.
Após vencer o São Paulo na última rodada do Campeonato Brasileiro e garantir a permanência na Série A, o Vitória volta a jogar apenas em 2026, no dia 10 ou 11 de janeiro, contra o Atlético de Alagoinhas, no Barradão, pela 1ª rodada do Campeonato Baiano.