Publicidade


Timão dá vexame e faz “história”; Grêmio toma susto, mas garante vaga

O futebol brasileiro viveu emoções totalmente diferentes nesta quarta-feira à noite. Em Porto Alegre, o Grêmio tomou um susto, mas cumpriu seu favoritismo e passou pelo frágil Liverpool-URU por 3 a 1, no Olímpico. A quilômetros dali, porém, o Corinthians de Tite nada fez contra o Deportes Tolima. Foi dominado durante os 90 minutos, perdeu por 2 a 0 e deu vexame, ao se tornar o primeiro brasileiro a ser eliminado na fase pré-Libertadores.

Com um meio-campo sem criatividade nenhuma (Bruno César, único armador, deu lugar ao volante Paulinho), o Corinthians passou sufoco no primeiro tempo. Só não tomou gol graçãs aos erros do time colombiano e às defesas de Júlio César. No segundo tempo, porém, nada feito. Santoya abriu o placar aos 21 minutos, em chute na saída de Júlio César, e Medina fez de cabeça, aos 32, fechando o caixão.

A eliminação deve custar a cabeça de alguns dentro do elenco corintiano. A começar pelo técnico Tite, que fica ameaçado mesmo com apenas esta derrota desde que reassumiu o Timão, em outubro. Estrelas da companhia, Ronaldo e Roberto Carlos devem ser mais cobrados pela torcida.

O pior é a decepção dentro do Parque São Jorge. Ao invés de lutar pelo título da Libertadores, o Corinthians só disputará o Campeonato Paulista neste primeiro semestre, já que não poderá jogar a Copa do Brasil. Enquanto isso, o Deportes Tolima entrará diretamente no Grupo 7 da Libertadores, ao lado de Cruzeiro, Estudiantes-ARG e Guarani-PAR.

Camisa joga sozinha!
A camisa 7 do Grêmio parece não precisar de um craque para decidir jogos. Já funcionou com Renato Gaúcho, fez muito bem a Jonas no Brasileirão do ano passado e, agora, recompensou Vinícius Pacheco. Estreante da noite, o atacante marcou dois gols e foi o heroi na vitória tricolor sobre o Liverpool por 3 a 1, no Olímpico, em Porto Alegre.

A classificação, porém, teve tons dramáticos. Alfaro abriu o placar para os uruguaios aos 35 minutos do primeiro tempo. O Grêmio só acordou três minutos depois, com gol marcado por André Lima, de cabeça. Na etapa final, Vinícius Pacheco acertou dois belos chutes e fechou a eurofia tricolor.

Classificado, o Grêmio entra no Grupo 2, considerado um dos mais frágeis da competição. Os adversários serão Júnior de Barranquilla-COL, Oriente Petrolero-BOL e Léon de Huánaco-PER.

Confira os jogos e resultados de volta na Libertadores:

Terça-feira
Deportivo Quito 1 x 0 Independiente

Quarta-feira
Jaguares 2 x 0 Alianza Lima
Grêmio 3 x 1 Liverpool-URU
Deportes Tolima-COL 0 x 2 Corinthians

Quinta-feira
21h
Unión Española-CHI x Bolívar-BOL

23h30
Deportivo Petare-VEN x Cerro Porteño-PRY