Taça Brasil de 1959: primeiro título nacional do Bahia completa 50 anos

Há exatos 50 anos o Bahia conquistava a primeira competição nacional de clubes. A Taça Brasil era de 1959, mas a grande final só aconteceu em 29 de março de 1960. O título o levou a representar o Brasil na edição de estreia da Taça Libertadores, competição continental mais importante da América.

O Bahia enfrentou o todo poderoso Santos de Pelé na decisão, apesar de o Rei não ter atuado no último confronto, machucado. Foram três jogos entre as equipes. No dia 10 de dezembro de 1959, a equipe baiana venceu o Peixe na Vila Belmiro por 3 a 2. Na Fonte Nova, os santistas levaram a melhor: 2 a 0. Então, o duelo seria definido em um terceiro jogo, disputado no Maracanã, campo neutro.

Só que Coutinho, Pepe e companhia partiram para uma excursão pela Europa. Por isso, a partida decisiva aconteceu apenas três meses depois. Sem Pelé, mas com o restante do time completo, o Santos não conseguiu vencer. Tricolor 3 a 1. Os gols da final foram marcados por Vicente, Alencar e Léo. O time entrou em campo com Nadinho; Nenzinho, Henrique e Beto; Flávio e Vicente; Marito (na foto), Alencar, Léo, Mário e Biriba.

O Tricolor ainda teve o artilheiro da Taça Brasil: o atacante Léo, com oito gols. Naquela competição, o Bahia havia eliminado o CSA-AL, Ceará, Sport e Vasco. Além deles, o torneio contou com outros campeões estaduais: ABC-RN, Atlético-MG, Atlético-PR, Auto Esporte-PB, Ferroviário-MA, Grêmio, Hercílio Luz-SC, Manufatora-RJ, Rio Branco-ES e Tuna Luso-PA.

Confira a campanha do Tricolor:

Bahia 5 x 0 CSA e Bahia 2 x 0 CSA;
Bahia 0 x 0 Ceará, Bahia 2 x 2 Ceará e Bahia 2 x 1 Ceará;
Bahia 3 x 2 Sport, Bahia 0 x 6 Sport e Bahia 2 x 0 Sport;
Bahia 1 x 0 Vasco, Bahia 1 x 2 Vasco e Bahia 1 x 0 Vasco;
Bahia 3 x 2 Santos, Bahia 0 x 2 Santos e Bahia 3 x 1 Santos.

Fonte: Globo.com