Faltam 189 dias para a Copa do Mundo de 2026. E o sorteio da fase de grupos da competição será realizado nesta sexta-feira (5), às 14h (de Brasília), no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. A cerimônia definirá a distribuição das seleções e o caminho até a final. A transmissão será feita por TV Globo, SporTV, CazéTV, GE TV e Fifa+.
Com 42 das 48 seleções já classificadas, os potes foram organizados conforme o ranking da Fifa. O Brasil está no pote 1 e será cabeça de chave. Ao lado da seleção brasileira, também integram o pote principal os anfitriões Canadá, México e Estados Unidos, além de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
As 12 seleções seguintes no ranking formam o pote 2; as 12 seguintes, o pote 3. Já o pote 4 reúne as seis equipes subsequentes mais bem posicionadas e outras seis que virão da repescagem.
A Fifa determinou que cada grupo poderá ter, no máximo, duas seleções europeias. Além disso, os times mais bem ranqueados de cada pote serão direcionados a chaves opostas. Dessa forma, seleções como Espanha e Argentina só podem se enfrentar em uma eventual final.
COMO SERÁ O SORTEIO?
Os potes serão identificados de 1 a 4, cada um com 12 bolas contendo o nome das seleções. O sorteio começa pelos três anfitriões.
Em seguida, serão sorteadas as demais seleções do pote 1. Depois, serão sorteados os potes 2, 3 e 4, nessa ordem. Cada pote será esvaziado antes do sorteio do próximo. A definição se encerra quando todas as seleções do pote 4 forem alocadas.
Confira abaixo os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026:
Pote 1
Pote 2
Pote 3
Pote 4