Publicidade


Série B vai definir quarto acesso e o quarto rebaixado

Nove jogos e muitas emoções vão encerrar, neste sábado à tarde, a partir das 17 horas, o Campeonato Brasileiro da Série B. A 38.ª rodada vai definir o quarto time a garantir o acesso, bem como vai determinar também o quarto time a ser rebaixado para a Série C na próxima temporada.

Com a Portuguesa campeã, Náutico e Ponte Preta também com o acesso garantido, só resta quarta vaga disputada, matematicamente, por cinco clubes. As melhores chances são do Sport Recife, que tem 58 pontos, em quarto lugar, e praticamente só depende de si para voltar à elite, dois anos após a sua queda.

O time pernambucano tem 55% de chances e subir, precisando vencer o rebaixado Vila Nova, em Goiânia, e torcer para que o Bragantino, que também tem 58 pontos, não tire diante do Paraná, em Curitiba, a diferença no saldo de gols: 17 a 13.

Braga e Vitória
O Bragantino, por exemplo, teria que golear o Paraná por cinco gols para se igualar ao Sport, numa vitória simples por 1 a 0. Por isso, o time paulista só tem 17,8% de chances de acesso. O Paraná, com 49 pontos, em 14.º lugar, ainda precisa de um ponto para não ser rebaixado sem depender de outros resultados.

Com 57 pontos e somente 14,4% de chances, o Vitória precisa vencer o ASA, fora de casa, e ainda torcer para que Sport e Bragantino não saiam com vitórias em seus jogos. Além disso, o que ainda pesa contra o time baiano é o fato do ASA ainda lutar contra o rebaixamento e atuar com o apoio de sua torcida em Arapiraca. O ASA é o 15.º, com 48 pontos.

Boa e Americana no páreo
O surpreendente Boa Esporte, com 56 pontos, em sétimo lugar, aparece com 11,8% de chances. Ele precisa vencer o lanterna e já rebaixado Duque de Caxias, em Volta Redonda, e torcer contra Sport, Bragantino e Vitória. O trio pode empatar, já que o Boa Esporte ultrapassaria em número de vitórias.

O Americana também soma 56 pontos e ostenta apenas 1% de chances. Além de vencer o ABC, em Recife – o time potiguar cumpre perda de mando de campo -, terá que torcer por derrotas de Sport e Bragantino, e também para que Vitória e Boa Esporte não vençam. Se tudo isso acontecer, o Americana será o terceiro paulista a chegar à elite, já que Portuguesa e Ponte Preta já estão garantidos.

Paulistas em apuros
Na luta contra o rebaixamento, dois paulistas estão em apuros: São Caetano e Guarani. E eles vão depender muito da Portuguesa, que vai defender uma série de 20 jogos invicto diante do Icasa, 17.º colocado, com 47 pontos, dentro da zona de rebaixamento. Se o time cearense não vencer, estará rebaixado ao lado de Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias.

Para não depender da Lusa, o São Caetano, 16.º, com 48 pontos, precisa vencer, em casa, o Criciúma, em 10.º, com 51 pontos. Em Campinas, o Guarani, 13.º, com 49 pontos, só precisa empatar com o desmotivado Goiás, nono, com 52 pontos, e que vai atuar com vários reservas. Mas os jogadores campineiros, sem receber salários há quatro meses, ameaçaram greve. O ASA, 15.º, com 48 pontos, também tenta vencer o Vitória para não depender de ninguém.

Festa e vice em Recife
Em Recife, no Estádio dos Aflitos, o Náutico recebe a Ponte Preta num jogo que vale o vice-campeonato. O time pernambucano tem 63 pontos e, por isso, joga pelo empate com o time paulista, terceiro, com 62 pontos. Estão programados 10 horas de festa no Recife, para festejar a volta do time ao Brasileirão, em 2012.

Confira os jogos da 38.ª rodada:

17 horas

São Caetano x Criciúma
Guarani x Goiás
ASA x Vitória
Sport x Vila Nova
Paraná x Bragantino
ASA x Vitória
Náutico x Ponte Preta
Duque de Caxias x Boa Esporte
Icasa x Portuguesa