Série B: Portuguesa goleia e lidera, ao lado de Ponte e Americana

A Portuguesa, outra vez, deu um show de bola e de gols, goleando o São Caetano, por 5 a 2, dentro do Canindé, em São Paulo. Com isso, manteve a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B que vai ter toda a oitava rodada disputada nesta terça-feira à noite. Com 17 pontos, a Lusa tem ao seu lado Ponte Preta e Americana. O time da capital, porém, com tantas goleadas tem o melhor saldo de gols: 15 contra 11 da Ponte e quatro do Americana. Em Recife, o Sport derrubou o último invicto, o ABC, vencendo por 2 a 0.

A competição continua equilibrada porque além dos “três líderes” tem mais dois times com 14 pontos – Paraná e Vitória – e mais três times com 13 pontos – ABC, Sport e Criciúma.

Na briga contra o rebaixamento, a única mudança foi a saída do Goiás da zona de rebaixamento, deixando seu lugar para o Grêmio Barueri. Os outros times ameaçados são Icasa, Bragantino e Duque de Caxias.

Lusa dá show de gols
Diante de sua torcida, a Lusa conseguiu a sua terceira vitória seguida. E contou, de novo, com grande atuação de Edno – o “homem” do jogo. Ele marcou dois gols, com os demais anotados por Marcelo Cordeiro, Ananias e Leandro Silva. Para o São Caetano anotaram Geovane e Souza, de falta. Antes disso, a Lusa tinha enfiado 5 a 0 no Bragantino, no Canindé, e 4 a 1 sobre o Goiás, em pleno Estádio Serra Dourado.

Igual o Americana
A Lusa agora tem 17 pontos, acompanhada pelo Americana, que venceu o Grêmio Barueri, por 1 a 0. Mas a diferença do saldo de gols é muito grande: 15 a 4 favorável ao time da capital. O irregular São Caetano continua com nove pontos.

O gol do Americana, de novo, foi marcado pelo artilheiro Dodô, que ainda decide na hora “H”. ele tinha feito o gol da vitória sobre o Salgueiro, tambem por 1 a 0. O Grêmio Barueri é que vai mal sob o comando de Sérgio Soares, se mantendo com sete pontos.

Macaca desbanca Salgueiro
Na cidade de Paulista, região metropolitana de Recife, a Ponte Preta mostrou eficiência e venceu o Salgueiro por 3 a 2. Todos os gols saíram no segundo tempo. Ricardo Jesus marcou dois, um de pênalti, e lidera a artilharia, com nove gols. O outro gol pontepretano foi marcado por Guilherme, enquanto Marcos Tamandaré e o goleiro Júlio César, contra, marcaram para o time da casa, que continua com apenas oito pontos.

Sport vai bem
Sob o comando do interino Mazola Junior, o Sport desencantou e passou pelo ABC, por 2 a 0, com gols de Moacir e Hamilton, um em cada tempo. O time potiguar era o único invicto e continua com 13 pontos, igual o Sport.

Bugre vai mal
Em Campinas, o Guarani completou quatro jogos sem vitória ao perder para o Vila Nova, por 1 a 0. O seu ataque continua criando chances, mas desperdiçando todas. Resultado: numa falta (cobrada por Paulo César) levou o gol e perdeu de novo.

O Bugre continua caindo na tabela e se mantém com nove pontos. O time goiano, que estreou o técnico Hélio dos Anjos, chegou aos 11 pontos.

Lanterna não engrena
Em Macaé, o Duque de Caxias empatou sem gols com o Náutico. O resultado foi ruim para ambos. O time fluminense, com apenas três pontos, segura a lanterna sozinho. O Náutico, que ainda não embalou, soma 10 pontos, em posição intermediária.

Nos jogos de mais tarde, o Vitória venceu o Paraná, por 1 a 0, quebrando uma sequência positiva dos paranaenses, sob o comando do técnico Roberto Fonseca. Os dois times somam os mesmos 14 pontos, mas o Paraná leva vantagem no saldo de gols: 5 a 2. Por isso, fica em quarto lugar, na frente do time baiano. O gol da vitória foi marcado por Neto Baiano.

Braga decepciona
O Criciúma, em casa, fez 1 a 0 sobre o Bragantino, mantendo a boa performance do técnico Guto Ferreira. O gol da vitória foi marcado por Zé Carlos, na parte final do jogo. O time catarinense ficou com 13 pontos, em oitavo lugar. O Braga, com seis pontos, é apenas o penúltimo colocado.

Enquanto isso, os ameaçados Icasa e ASA ficaram no 1 a 1, em Juazeiro do Norte-CE. Pior para o time cearense, com seis pontos, em 18.º lugar. O campeão alagoano, com oito pontos, se mantém fora da zona de queda, porém, na perigosa 16.ª posição. Ramon fez para o time da casa, no primeiro tempo, enquanto Fabinho Romão empatou, no segundo tempo, para os alagoanos.

O Goiás, de técnico interino, venceu o Boa Esporte, por 2 a 0, com gols de Felipe Amorim e Diniz, de pênalti. Quebrou uma série de quatro derrotas consecutivas e saiu da zona de rebaixamento. Agora soma nove pontos, em 12.º lugar, deixando o Boa, com 11 pontos, em décimo lugar.

Próxima rodada
No final de semana acontece a nona rodada, com jogos na sexta-feira e no sábado.
Veja os confrontos, datas, horários e locais!

Confira os resultados da 8.ª rodada:

19h30
Portuguesa 5 x 2 São Caetano
Guarani 0 x 1 Vila Nova
Sport 2 x 0 ABC
Americana 1 x 0 Grêmio Barueri
Duque de Caxias 0 x 0 Náutico

21h50
Salgueiro 2 x 3 Ponte Preta
Criciúma 1 x 0 Bragantino
Icasa 1 x 1 ASA
Goiás 2 x 0 Boa Esporte
Vitória 1 x 0 Paraná