Série B: Portuguesa é campeã, seguida por Ponte, Náutico e Americana

Não foi fácil, teve até lances dramáticos, mas a Portuguesa conseguiu arrancar o empate, por 3 a 3, com o Náutico, neste sábado à tarde, no Canindé, e garantiu o título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B. A Lusa fechou a 19.ª rodada com 38 pontos, seguida pela Ponte Preta, com 35 e Náutico, com 34. Coincidentemente, os dois empataram, por 3 a 3, em Araraquara. O G4, grupo de acesso, tem outro paulista, o Americana, com 30 pontos.

A briga pelo acesso ainda vai contar com clubes tradicionais e que já freqüentaram a elite como o Sport (29 pontos), o Paraná (28 pontos), o Goiás (28), o Criciúma (28) e o Vitória (27).

Paulistas em cima e embaixo
O balanço do turno mostra então três paulistas no G4 e também dois paulistas dentro da zona do rebaixamento, porque São Caetano e Guarani foi muito instáveis.

O time de Campinas é o 18.º colocado, com 20 pontos, enquanto o Azulão é o 17.º, com 21. Completam o bloco do ameaçados, o Salgueiro, com 16, e o Duque de Caxias, com nove. Por tradição, quem vira o turno na zona de perigo, acaba caindo. Olha a Série C à vista para estes times.

Duelo de gigantes
No Canindé, a Lusa encontrou muitas dificuldades diante do Icasa, que chegou a estar vencendo por 3 a 1. Mas a Lusa empatou no final, dando justiça ao duelo. Mesmo líder isolada, a Portuguesa completou três rodadas sem vitória.

O Icasa, que não perde há seis rodadas, mantém sua campanha de recuperação. Já tem 25 pontos, em 13.º lugar.

Ponte também busca empate
Em Araraquara, onde cumpriu o primeiro de cinco jogos de punição, a Ponte Preta também chegou a estar perdendo por 3 a 1 para o Náutico, mas buscou o empate no segundo tempo.

Os dois times mostraram força para brigar no returno por vagas de acesso.

Barueri dá show
como era previsto, o Grêmio Barueri iria subir de produção e buscar pontos até fora de casa. Foi o que aconteceu em Paulista, na região metropolitana de Recife, onde goleou o Salgueiro, por 4 a 1.

O time dirigido por Estevam Soares foi perfeito taticamente. Marcou bem os atacantes pernambucanos e soube explorar os contra-ataques para golear, com dois gols de Val Baiano. O Barueri ficou com 26 pontos, em 12.º lugar, enquanto o Salgueiro continua com 16 pontos, em penúltimo ou seja, como vice-lanterna.

Bragantino reabilitado
O instável Bragantino se reabilitou em casa ao bater o Paraná, por 2 a 1. Dessa forma, o Braga se reabilitou de duas derrotas consecutivas. E terminou o turno fora da zona de queda, com 24 pontos, em 15.º lugar.

O mais prejudicado na rodada foi mesmo o Paraná, que começou no G4 e terminou em sétimo lugar, com 28 pontos. Perdeu a vaga entre os quatro melhores para o Americana, que completou três vitórias seguidas, sexta-feira, ao virar sobre o ABC, por 2 a 1.

Ao estilo Benazzi
O Vitória continua reagindo ao estilo de seu técnico Vágner Benazzi. O rubro-negro não tem jogado bem, mas tem conseguido resultados importantes. Como desta tarde, ao vencer o Asa, por 1 a 0.

O time baiano ficou com 27 pontos, em nono lugar.Por coincidência, o ASA também soma 27 pontos, em décimo lugar, tendo ainda uma características interessante: é o pior visitante, com oito derrotas e dois empates, e é o melhor mandante, com oito vitórias e um empate.

Outros jogos
A rodada começou terça-feira com dois jogos e teve mais três na sexta-feira. E todos os jogos da 20.ª rodada, a primeira do returno, será toda disputada na terça-feira à noite, em princípio, com todos os jogos começando às 20h30.

Confira os resultados da 19.ª rodada:

Sábado
Portuguesa 3 x 3 Icasa
Ponte Preta 3 x 3 Náutico
Salgueiro 1 x 4 Barueri
Bragantino 2 x 1 Paraná
Vitória 1 x 0 ASA

Sexta-feira
Americana 2 x 1 ABC
Criciúma 1 x 1 São Caetano
Boa Esporte 2 x 0 duque de Caxias

Terça-feira
Goiás 3 x 0 Guarani
Sport 2 x 0 Vila Nova