Série B: Penúltima rodada pode definir quatro degolados, último acesso e campeão

Oito jogos movimentarão a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e muitas definições devem acontecer. Os quatro rebaixados podem ser conhecidos, assim como o América-MG está perto de conquistar o acesso e o Coritiba se sagrar campeão.

Dono da melhor campanha entre todos os times da Série B, o Coritiba, que já comemorou o acesso há duas rodadas, enfrenta o já eliminado Icasa, às 17 horas, no Estádio Romeirão, precisando apenas de um empate para conquistar o título de forma antecipada.

Na liderança com 70 pontos e vindo de vitória sobre o Figueirense, por 2 a 1, o Coxa também fica com o título em caso de tropeço do Bahia, que tem cinco pontos a menos. O clube paranaense já conquistou a Série B em 2007 e foi o primeiro do Estado a ser campeão Brasileiro, em 1985. Já o Verdão do Cariri chegou aos 47 depois da vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0 e subiu para o 12ª lugar, escapando da degola.

A degola é logo ali
Único time que pode tirar o título do Coritiba, o Bahia recebe o Santo André, às 17 horas, no Estádio Pituaçu, e pode sacramentar o primeiro rebaixamento da Série B de 2010. Os paulistas só podem manter o sonho vivo em caso de vitória, mas nem assim estão garantidos.

O Tricolor baiano vem na vice-liderança, com 65 pontos, e na última rodada sacramentou o acesso ao bater a Portuguesa por 3 a 0. Para se manter na briga pelo título, precisa vencer e torcer por uma derrota do Coritiba.

Em situação bastante delicada, o lanterna Ramalhão pode ser rebaixado até mesmo com vitória. Os paulistas, que empataram com o Sport por 1 a 1 em Recife, chegaram aos 37 pontos e a diferença para Guaratinguetá e Vila Nova é de seis pontos. Caso os concorrentes conquistem pelo menos um empate, a degola está matematicamente confirmada.

É o jogo!
O principal jogo da penúltima rodada será realizado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em um confronto direto por uma vaga no G4, América-MG e Sport se enfrentam às 17 horas. Os mineiros podem carimbar o passaporte de volta a elite neste sábado.

Para isso acontecer, o Coelho, que se encontra em quarto lugar com 59 pontos, tem que vencer e torcer por um tropeço da Portuguesa. Na última rodada, os mineiros empataram sem gols com o São Caetano. Já o Leão da Ilha também ficou em igualdade com o Santo André e chegou aos 56 pontos, ocupando o quinto lugar. Só a vitória interessa para os pernambucanos seguirem na briga pelo acesso.

Mecão está perto
Mesmo embalado com a goleada na última rodada, o América-RN corre sério risco de ser rebaixado neste sábado, quando enfrenta o ASA, às 17 horas, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. Sem maiores pretensões na Série B, o time alagoano está na zona intermediária, com 51 pontos e vem de derrota para o Paraná por 1 a 0. Animado com a goleada sobre o Guaratinguetá, por 5 a 2, o Mecão se encontra na vice-lanterna, com 38.

A diferença para o Guará, primeiro fora da zona, é de cinco pontos. Por isso, mesmo em caso de vitória o América-RN pode ser rebaixado, desde que os paulistas e o Vila Nova conquistem pelo menos um empate.

Objetivos opostos
Vivendo momentos diferentes na Série B, Portuguesa e Ipatinga se enfrentam neste sábado, às 17 horas, no Estádio Canindé, para definirem de vez seus futuros nesta reta final de competição.

A Lusa vem de derrota para o Bahia por 3 a 0 e é o sexto colocado, com 56 pontos, precisando vencer para seguir na briga pelo acesso. Por outro lado, o Tigre chegou aos 40 depois de bater o Duque de Caxias por 2 a 0, mas pode ser rebaixado em caso de derrota, desde que Vila Nova e Guaratinguetá somem um ponto. Se empatarem, os mineiros caem caso os dois times vençam seus confrontos.

Abre o olho…
Em queda livre na Série B, o Guaratinguetá enfrenta o Figueirense, às 17 horas, no Estádio Nabi Abi Chedid, já que o Dário Leite Rodrigues não conta com refletores para receber um confronto neste horário.

Sem vencer há quatro partidas, sendo que na última foi goleado pelo América-RN por 5 a 2, o Guará é o primeiro fora da zona de rebaixamento com 43 pontos, três a mais que Ipatinga e Brasiliense. Já garantido na elite do ano que vem, o Figueira é o terceiro colocado, com 63 pontos e vem de derrota para o líder Coritiba por 2 a 1.

Jacaré quer respirar
Pensando apenas na vitória, o Brasiliense recebe a desmotivada Ponte Preta, às 17 horas, no Estádio Serejão. Os donos da casa podem sair da zona de rebaixamento em caso de um resultado positivo.

Figurando em 18ª lugar, com 40 pontos, o Jacaré Brasiliense precisa vencer e torcer por derrotas de Guaratinguetá e Ipatinga para deixar a zona da degola. Na última rodada, perdeu para o Náutico por 1 a 0. Sem vencer há oito jogos, sendo quatro sob o comando de Givanildo Oliveira, a Macaca é a 13ª colocada, com 47 pontos.

Vão morrer abraçados?
Ainda correndo chances, mesmo que mínimas, de rebaixamento, Náutico e Vila Nova se enfrentam no Estádio dos Aflitos, às 17 horas, precisando de um resultado positivo para afastar qualquer chance de degola.

O Timbu vem de uma importante vitória sobre o Brasiliense por 1 a 0 e se encontra na 14ª colocação, com 45 pontos. Enquanto isso, o Tigre é o 15ª, permanecendo com 43 pontos depois da goleada sofrida para o Bragantino por 5 a 1 fora de casa.

Confira os jogos da penúltima rodada:

Sábado
17 horas
Bahia-BA x Santo André-SP
América-MG x Sport-PE
Portuguesa-SP x Ipatinga-MG
Guaratinguetá-SP x Figueirense-SC
Icasa-CE x Coritiba-PR
Náutico-PE x Vila Nova-GO
ASA-AL x América-RN
Brasiliense-DF x Ponte Preta-SP

fonte: futebolinterior.com.br