Série B: Lusa pode garantir acesso virtual e deve sair o 1º rebaixado

O Campeonato Brasileiro da Série B volta a agitar, na noite desta sexta-feira, quando será realizada toda a 31ª rodada, a partir das 20h30. Além de afunilar ainda mais as disputas pelo acesso e contra a degola, a rodada pode marcar também o acesso “virtual” da Portuguesa e o rebaixamento do Duque de Caxias.

Líder absoluta da competição, a Lusa busca a reabilitação e pode eliminar outro concorrente direto de seu caminho. O clube lusitano recebe o Vitória, em São Paulo, tentando se recuperar do empate contra o Boa Esporte, por 1 a 1. Se vencer, o time chega aos 64 pontos, atingindo a pontuação mínima prevista pelos matemáticos para se conquistar o acesso, que é de 63.

Por outro lado, o Leão faz o jogo da sua vida contra a líder da Série B. Com 44 pontos, na sétima colocação, o time baiano está embalado pela vitória polêmica sobre o Goiás, por 3 a 2, já que o terceiro gol saiu em um pênalti duvidoso. Um tropeço vai deixar os visitantes ainda mais distantes da luta pelo acesso.

A cidade de Bragança Paulista é outra que receberá um confronto direto pelo G4. Embalada pela goleada sobre o arquirrival Guarani, a Ponte Preta visita o Bragantino. A vitória no clássico manteve a Macaca na vice-liderança, com 53 pontos e com 88,7% de chances de acesso segundo o site Chance de Gol. Por outro lado, o Braga não vence há seis rodadas (cinco empates e uma derrota) e figura no oitavo lugar, com 44 pontos.

G4 x Degola
Depois de três empates consecutivos, o Americana tenta reencontrar o caminho das vitórias para se manter no G4. O time paulista vai enfrentar o Goiás, em Goiânia. A Águia vem de empate sem gols com o Náutico e ocupa o terceiro lugar, com 50 pontos. Já o Verdão é apenas o 16º colocado, com 36 pontos, mas antes de perder para o Vitória vinha de duas vitórias seguidas.

O quarto elemento do G4 é o Náutico, que vai receber o outro clube goiano, o Vila Nova, em Recife. O Timbu tenta por fim à seca de quatro jogos sem vitórias (três empates e uma derrota), que o derrubou para o quarto lugar, com 50 pontos. Em compensação, o Tigre vive um inferno astral. Sem vencer há cinco jogos (dois empates e três derrotas), o clube está no 18º lugar, com 29 pontos, e precisará de uma grande reação para evitar a queda.

Sonhando com o acesso!
Principal pedra no sapato dos clubes do G4, o Boa Esporte pode, enfim, entrar na zona de acesso. Para isso, primeiro terá de vencer o ABC, em Natal, e depois torcer por derrota de Americana ou Náutico. O clube mineiro é o atual quinto colocado, com 47 pontos. No entanto, o Alvinegro depende desta vitória para afastar-se dos últimos, já que é o 12º, com 39 pontos.

Quem também é postulante ao acesso é o Sport, que encara o virtual rebaixado Salgueiro, em Paulista. Embora vá jogar fora, o Leão conta com apoio de sua torcida, que deve ser maioria. O time rubro-negro vem de empate com o Bragantino, por 1 a 1, e ocupa o sexto lugar, com 45 pontos. Já o Carcará do Sertão é o penúltimo, com apenas 25.

Enquanto isso, Paraná e Criciúma se enfrentam, em Curitiba, em uma partida onde um deve ser praticamente eliminado na briga pelo acesso. Embalado por duas vitórias seguidas – ASA por 3 a 1 e Vila Nova por 1 a 0 -, o Tricolor 43 pontos, no décimo lugar. O Tigre tem 44 pontos e é o nono colocado.

Sai pra lá, fantasma!
Ainda tentando digerir a goleada para a Ponte Preta, o Guarani encara um duelo de seis pontos contra o ASA, em Campinas. A derrota para a Macaca foi a segunda seguida do Bugre, que já vinha de um revés contra o ABC, por 2 a 1. Hoje, o time alviverde é o 14º colocado, com 37 pontos. O Alvinegro, por sua vez, está uma posição acima, com 38.

Outro paulista que tanta afastar-se da zona da morte é o São Caetano, que visita o embalado Grêmio Barueri. O Azulão ainda não perdeu sob o comando de Márcio Araújo e vem de três vitórias e quatro empates. Após o empate sem gols contra o ASA, o time deixou a degola e assumiu o 15º lugar, com 37 pontos. Os donos da casa estão embalados por três vitórias e ocupam a 11ª posição, com 43.

Por fim, o Duque de Caxias pode sacramentar matematicamente sua queda à Série C de 2012 contra o Icasa, em Juazeiro do Norte. Para isso, basta o time cearense vencer. Se isso acontecer, o Verdão do Cariri chegaria aos 39 pontos, deixando o lanterna, com apenas 15. Faltando 21 pontos em disputa, o Duque chegaria no máximo a 36, sendo que o primeiro fora da degola teria no mínimo 37.

Confira a 31ª rodada da Série B:

Terça-feira
20h30

Bragantino x Ponte Preta
Salgueiro x Sport
Goiás x Americana
Grêmio Barueri x São Caetano
Icasa x Duque de Caxias
Náutico x Vila Nova
Paraná x Criciúma
ABC x Boa Esporte
Guarani x ASA
Portuguesa x Vitória