Série B: Americana vira placar e volta ao G4. Criciúma vacila em casa

O Americana conseguiu a sua terceira vitória consecutiva e voltou, mesmo que provisoriamente, à zona de acesso, o G4, do Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta sexta-feira à noite, pela 19.ª rodada, a penúltima do primeiro turno, o time paulista bateu o ABC, por 2 a 1, de virada.

Outros dois jogos foram disputados. Em Varginha (MG), o Boa Esporte venceu o lanterna Duque de Caxias, por 2 a 0, enquanto Criciúma e São Caetano ficaram no empate, por 1 a 1, em Santa Catarina.

Com a vitória em casa, o Americana chegou aos 30 pontos, em quarto lugar, roubando a vaga de do Sport, com 29 pontos. O ABC continua com 25 pontos, em 11.º lugar. O time potiguar saiu na frente, com um chute de longe de Pio. Mas o time paulista virou o placar com Danilo e Fumagalli (foto acima). ficou provado que a diretoria do Americana demorou para tirar Toninho Cecilio do comando do time, depois de seis rodadas sem vitórias.

Neste sábado, Sport e Paraná pode ultrapassar o Americana no G4, onde os outros três times já estão confirmados ao final do turno: Portuguesa (37 pontos), Ponte Preta (34) e Náutico (33).


Vacilo em casa
O Criciúma também tinha a chance de entrar no G4, mas apenas empatou com o São Caetano, dentro de casa. Com isso, o time catarinense chegou aos 28 pontos, em oitavo lugar. O empate não livrou o Azulão da zona de queda, com 21 pontos, em 17.º lugar.

O time da casa saiu na frente com Zé Carlos (sempre ele), mas sofreu o empate no início do segundo tempo, com um desvio de cabeça de Luciano Mandi. Mas o resultado foi ruim para os dois times. O Criciúma não chegou ao G4, enquanto o São Caetano não saiu da zona de rebaixamento. Aliás, os quatro últimos colocados estão definidos neste final de turno: Duque de Caxias, Salgueiro, Guarani e São Caetano. Tradicionalmente quem termina o primeiro turno na zona de queda acaba rebaixado.

Boa reabilitado
Em Minas Gerais, o Boa Esporte continua surpreendendo. Desta vez bateu o Duque de Caxias, que vinha de bons resultados sob o comando do técnico Paulo Campos – que perdeu a primeira. O time mineiro vinha de três jogos sem vitória, mas agora aparece com 26 pontos, em oitavo lugar. O Duque continua na lanterna, com nove pontos.

No sábado, acontecem mais cinco jogos que vão fechar a rodada e o primeiro turno. A Portuguesa só precisa de um empate contra o Icasa, no Canindé, para conquistar o título simbólico. A rodada começou terça-fiera com dois jogos. O Sport fez 2 a 0 sobre o VIla Nova, enquanto o Goiás enfiou 3 a 0 sobre o Guarani.

Confira os jogos da 19.ª rodada:

Terça-feira
Sport-PE 2 x 0 Vila Nova-GO
Goiás-GO 3 x 0 Guarani-SP

Sexta-feira
Boa Esporte-MG 2 x 0 Duque de Caxias-RJ
Criciúma-SC 1 x 1 São Caetano-SP
Americana-SP 2 x 1 ABC-RN

Sábado
16 horas

Salgueiro-PE x Grêmio Barueri-SP

16h20
Portuguesa-SP x Icasa-CE
Ponte Preta-SP x Náutico-PE
Vitória-BA x ASA-AL
Bragantino-SP x Paraná-PR