Grande nome da seleção sub-20 do Brasil, Vinicius Junior não poderá ajudar a seleção no Sul-Americano da categoria, em janeiro. Isso porque o Real Madrid não liberou o jogador para a competição, que dá vaga ao Mundial.
A revelação foi do técnico da Seleção sub-20, Carlos Amadeu. A competição não é realizada em uma data Fifa e, por isso, os clubes não são obrigados a liberar os jogadores. No entanto, pelo combinado, o treinador revelou que ele vai jogar o Mundial, caso o Brasil se classifique. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano garantem vaga.
“O Vinicius, a gente já tem a certeza que não vai para o Sul-Americano, mas há a promessa do Real Madrid de ele ir para o Mundial, caso nos classifiquemos. A vontade dos jogadores é muito clara. É de estar aqui na Seleção o tempo todo. Estão conversando com os clubes, trabalhando com a direção. O próprio Vinicius não esgotou as tentativas. Estou dizendo porque estive lá, conversei com eles, me passaram isso. Mas o Vinicius me disse: – Professor, vou insistir”, declarou o treinador.
Não é apenas Vinicius Junior que atua no futebol europeu. Outros sete jogadores da última convocação estão no Velho Continente: Rodrigo Guth (Atalanta), o lateral-direito Vitinho (Cercle Brugge-BEL), os meias Marcos Bahia (Estoril-POR) e Mauro Junior (PSV), e os atacantes Marquinhos Cipriano (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Matheus Cunha (RB Leipzig).
O Brasil estreia no Sul-Americano no dia 18 de janeiro, diante da Colômbia. O grupo da Seleção tem ainda Venezuela, Chile e Bolívia, e os três melhores disputam o hexagonal final. Os quatro primeiros garantem vaga para o Mundial.