José Ataide


Publicidade


Quebra de tabu

A ideia era surpreender o Santos na Vila Belmiro e foi o que aconteceu. Na estreia do técnico Jorginho, o Bahia não se intimidou e, com três gols no segundo tempo, venceu o Peixe por 3 x 1, e agora, enfim, respira na Série A. Ainda perto da zona de rebaixamento, o tricolor chegou aos 20 pontos e se manteve na 16º posição na tabela de classificação. Na próxima rodada da competição, o tricolor vai encarar o São Paulo, domingo, no Pituaçu.

Santos pressiona e André abre o placar
Mostrando sua força dentro de casa, o Santos partiu para cima do tricolor baiano desde o início do jogo e logo aos oito minutos teve uma grande oportunidades de abrir o marcador. Após jogada individual de Neymar, a bola sobrou nos pés do atacante André, que recebeu na marca do pênalti e tentou dar tocar por cima de Omar, mas errou e facilitou a vida do substituto de Marcelo Lomba.

Mas, aos 14, não teve jeito e o alvinegro tirou o zero do marcador. Neymar deu uma de garçom e cruzou na cabeça de André, que testou firme, no ângulo do goleiro baiano, que não conseguiu alcançar a bola. Pouco depois desse lance, Paulo Henrique Ganso recebeu passe sozinho dentro da área e bateu para fora.

Bem mais dinâmico, mesmo com a forte marcação dos visitantes, o Peixe, mais uma vez com Neymar, teve uma ótima chance de ampliar aos 33. O craque santista lançou André dentro da área, que penetrou e foi interceptado por Omar. O goleiro baiano fez uma linda defesa, salvando seus companheiros.

E antes de terminar o primeiro tempo, a equipe comandada por Jorginho quase empatou. Hélder arriscou da intermediária e acertou a trave de Rafael. Na sequência, Zé Roberto pegou o rebote, mas estava impedido.

Bahia surpreende, faz três e vence o jogo
Mais agressivo e apertando a marcação em seu campo ofensivo, o Bahia iniciou o segundo tempo a todo vapor e logo aos 14 minutos arrancou o empate. Neto cruzou para Zé Roberto, mas a bola sobrou para Souza. O artilheiro tricolor conseguiu acertar um lindo chute, no cantinho de Rafael.

Três minutos depois de igualar o marcador, os baianos viraram. Em cobrança de falta perfeita, do lado direito, Neto acertou o canto de Rafael, estufando as redes santistas e fazendo a festa da torcida tricolor na Vila Belmiro.

Pressionado, o tricolor passou a explorar contra-ataques e deu certo. Aos 27, o time de Jorginho ampliou o placar. Gabriel recebeu passe na intermediária e bateu colocado, no canto esquerdo de Rafael, sem chances para o arqueiro santista.

Procurando segurar o marcador, o time baiano passou a explorar o desespero do Peixe, que errou muito e não assustou Omar nos minutos finais do confronto.

FICHA TÉCNICA
SÉRIE A
Santos 1 x 3 Bahia
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 29/08/2012
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
Público: 8.612 torcedores

Santos: Rafael; Bruno Perez, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Arouca, Adriano (Bill), Paulo Henrique Ganso e Patito Rodriguez (Felipe Anderson); André (Victor Andrade) e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho.

Bahia: Omar; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Hélder (Mancini), Diones e Gabriel; Zé Roberto (Caio) e Souza (Lucas Fonseca). Técnico: Jorginho.

FOnte: Bahia Noticias