Ponte Preta x Bahia – Duelo que vale a liderança

Donos de campanhas parecidas neste Campeonato Brasileiro da Série B, Ponte Preta e Bahia se enfrentam neste sábado, às 15h50, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 22ª rodada, no que promete ser um dos melhores jogos deste fim de semana. A expectativa é de casa cheia e quem vencer pode assumir a ponta.

Vindo de um empate com o Paraná por 2 a 2 na Vila Capanema, a Macaca está na quinta colocação do nacional, com 37 pontos e precisa de uma vitória, além do tropeço do Coritiba, para virar líder. Com a mesma pontuação, o Tricolor baiano bateu o Ipatinga por 3 a 1, saltando para a vice-liderança.

Sequência da morte
A partida também marca o início da Ponte Preta em uma sequência de jogos que pode definir o seu rumo na Série B. Nas próximas cinco partidas, os adversários serão todos concorrentes diretos por uma vaga no G4 e também pelo título: Bahia (casa), Guaratinguetá (fora), São Caetano (casa), Coritiba (casa) e Figueirense (fora).

“Não adianta querer pensar no Figueirense sem antes enfrentar o Bahia. Será um jogo muito complicado e vamos ter cinco confrontos diretos e por isso não podemos cair de produção nessa fase do campeonato. Esses jogos serão de suma importância para nós”, comentou o zagueiro Leandro Silva.

Para essa partida, o técnico Jorginho revelou que não vai fazer muitas mudanças em relação aos 11 titulares que estão jogando. O lateral-direito Eduardo Arroz estava pronto para voltar, mas acabou lesionando a panturrilha e vai desfalcar o alvinegro por mais três semanas.

Assim, o volante Guilherme será deslocado para o setor, já que Gérson também está lesionado. O volante Souza retorna ao meio-campo após cumprir suspensão automática e Pirão preenche o sistema de marcação, junto com Josimar, enquanto Ivo tem a missão de armar as jogadas para os artilheiros Reis e William.

Clima de decisão
O confronto é encarado como se fosse uma decisão e o técnico Márcio Araújo vai contar com as voltas de importantes jogadores. Os atacantes Rodrigo Gral e Jael voltam a ficar a disposição, assim como o meia Morais, que se recuperou de contusão. No entanto, apenas Jael deve começar como titular. Por outro lado, o zagueiro Vagner será julgado nesta sexta-feira e corre o risco de ser punido, enquanto o meia Vander não foi relacionado com problemas no dente.

Esperando um confronto bastante complicado, principalmente pelo fato dos dois times poderem assumir a liderança isolada da Série B em caso de vitória, o treinador pediu atenção especial na marcação e quer ver seus jogadores com um bom aproveitamento no sistema ofensivo.

“É um jogo em que as duas equipes podem chegar à liderança e por isso temos que entrar com o respeito, pois será um jogo muito importante na nossa arrancada e para gente vai ser uma decisão. Temos que ficar ligados. Não ganhamos sem a marcação e sem ser precisos no ataque para definir o jogo”, afirmou Márcio Araújo.

Ficha Técnica

Ponte Preta x Bahia

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP
Data: 18/09/2010
Horário: 15h50
Árbitro: Vinicius Costa da Costa-RS
Assistentes: José Javel Silveira-RS e João L. Monteiro de Souza JR-RS

Ponte Preta
Eduardo Martini; Guilherme, Naldo, Leandro Silva e Bruno Collaço; Pirão, Josimar, Souza e Ivo; William e Reis.
Técnico: Jorginho.

Bahia
Renê; Jancarlos, Vagner, Nen e Ávine; Bruno Octávio, Fábio Bahia, Hélder e Ananias; Adriano e Jael.
Técnico: Márcio Araújo.