José Ataide


Publicidade


Outra derrota

Mesmo com uma boa vantagem, o Grêmio procurou não dar chances ao Bahia e venceu a equipe de Paulo Roberto Falcão, por 2 x 0, no estádio Olímpico, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, nesta noite de quinta-feira (24), eliminando os baianos da competição. Agora, a equipe gaúcha vai encarar o Palmeiras nas semifinais, enquanto o tricolor da Boa Terra volta a focar no Campeonato Brasileiro, onde, no próximo domingo, enfrenta o São Paulo, no Morumbi, às 16h.

Foto: Max Haack

 

Tricolor gaúcho amplia vantagem e pressiona muito os baianos
Com o triunfo de 2 x 1 em Pituaçu na última semana, o Grêmio poderia até perder por um 1 x 0, mas evitou qualquer problema com os baianos desde o início de jogo. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo pressionaram do início ao fim do primeiro tempo, dando muito trabalho à defesa visitante.

E logo aos doze minutos, os gaúchos mostraram sua força dentro de casa e abriram o marcador. Em saída de bola errada do meia Lulinha, o lateral-direito Edílson aproveitou e cruzou para Miralles, dentro da pequena área. O argentino não teve trabalho e só empurrou para o fundo das redes, complicando mais a vida tricolor.

Sofrendo com os passes errados, o time baiano passou a dar muito mais liberdade ao ataque gremista, que chegou com perigo aos 27. Léo Gago lançou na medida para o boliviano Marcelo Moreno desperdiçar uma chance incrível, na frente de Lomba, que fez uma ótima defesa na jogada.

Buscando ampliar o placar, os donos da casa por pouco não fizeram o segundo, aos 36, também com Moreno. O atleta, revelado nas divisões de base do Vitória, recebeu cruzamento na cabeça de Gabriel e colocou para fora, irritando o torcedor gaúcho.

Pressão gremista continua e gaúchos ficam com a vaga
Ainda mostrando muito equilíbrio tático e poder ofensivo, o Grêmio tratou de pressionar o adversário desde o início do segundo tempo e logo no primeiro minuto da etapa final colocou Lomba para trabalhar. Gerley errou na intermediária na frente de Naldo, que tocou para Moreno. O jogador gremista deu uma “caneta” em Titi e chutou de três dedos, obrigando o arqueiro tricolor a fazer uma grande intervenção.

Contudo, alguns minutos depois deste lance, o Grêmio chegou ao segundo. Em rápido contra-ataque, Miralles resolveu dar uma de garçom e serviu Moreno, que bateu na saída de Lomba, fazendo a festa nas arquibancadas do Olímpico e praticamente fechando o caixão baiano em Porto Alegre.

Bem mais à vontade em campo, o Grêmio procurou administrar o placar e explorar contra-ataques. Para piorar a situação dos visitantes, Hélder recebeu cartão vermelho depois de dar uma cotovelada em Pará e na reclamação, o volante Fahel também desceu para o chuveiro mais cedo.

COPA DO BRASIL
Grêmio 2 x 0 Bahia – Quartas de final
Data: 24/05/2012 (quinta-feira)
Local: Olímpico, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (FIFA-RJ)
Auxiliares: Dibert Moisés (FIFA-RJ) e Guilherme Camilo (MG)

Grêmio: Victor; Edílson (Gabriel), Gilberto Silva, Naldo e Pará; Fernando, Souza (Vilson), Léo Gago e Marco Antônio (Rondinelly); Miralles e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Bahia: Marcelo Lomba, Fabinho, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Hélder, Gabriel e Magno (Zé Roberto); Lulinha (Júnior) e Ciro (Rafael). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Fonte: Bahia Notícias