O técnico Enderson Moreira não ficou nada satisfeito com a conjuntura da derrota para o Atlético-PR na noite desta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova, pela primeira partida das quartas de final da Sul-Americana. Em entrevista coletiva, o comandante tricolor disse não confiar no sistema do árbitro de video (VAR), que anulou dois gols do Esquadrão de Aço na partida.
“O VAR continua tendo problemas de várias ordens. Não acho confiável, não acredito, infelizmente. Um lance que é interpretativo e o cara está a dois metros… Se ele não tivesse visto, ele teria que rever. Mas ele está a dois metros e tem que ver depois. A gente lamenta”, afirmou.
Enderson seguiu com suas críticas aos árbitros e analisou que o adversário não mereceu sair como vencedor.
“Imagens que deixam muita dúvida, não é pouca. Não sei se mudaram a regra, mas na dúvida é gol. Na dúvida é gol. Se ele tivesse dúvida do impedimento, ele não tem que levantar antes, tem que retardar o movimento. A pessoa que tá operando, que dizem que é impossível errar. Se o cara põe o ponto um pouco atrás do toque na bola, interfere. Infelizmente o Atlético-PR não fez por merecer o resultado, vieram para não jogar, não é a conduta deles, é um time que cria situações. Tivemos o VAR parado no lance por quatro minutos e deu três de acréscimo. Tivemos quase 50% do tempo de bola parada. Infelizmente estamos criando um novo mecanismo. A comemoração a gente não sabe se faz ou não faz. Vou ter que dizer: ‘Se fez o gol, espera’. O Nikão não reclamou de nada, mas quando viu que foi gol, colocou a mão na cabeça. Antigamente eram os árbitros e assistentes, hoje tem dois atrás do gol… Eles estão arrumando mais pessoas para errar. Tomar decisão no calor do jogo é difícil, mas os caras tão conseguindo errar vendo a imagem. Não tem nada de falar que está emocionalmente abalado. São os mesmos árbitros. Com muita decepção, falo que nos tiraram a possibilidade de sair com triunfo e a vantagem. Nada justifica o gol que sofremos, teve problemas ali. Tivemos muitas chances, criamos, mas infelizmente não era o dia. Quero enaltecer o jogo que eles fizeram, a torcida fantástica, queríamos dar um presente, mas tiraram essa oportunidade”, pontuou.
Ainda segundo Enderson Moreira, a equipe fez um bom jogo e foi efetiva no ataque, obrigando o goleiro Santos, do Atlético-PR, a fazer boas defesas durante os noventa minutos.
“A equipe fez um bom jogo, deu poucas oportunidades. A equipe deles controla bem, mas colocamos a equipe em cima, dificultamos a sáida de bola deles, finalizamos muito, o Santos fez defesas importantes. Mas infelizmente saímos com um resultado que não esperávamos”, indicou.
A equipe “vira a chave” e começa a pensar no jogo contra o Corinthians, no próximo sábado (27), na Arena Corinthians, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
por Ulisses Gama