José Ataide


Publicidade


Ídolo do Benfica, Luisão anuncia aposentadoria e deve se tornar dirigente no clube

O zagueiro Luisão anunciou sua aposentadoria do futebol. Nesta terça-feira (25), o atleta recebeu uma bonita homenagem do Benfica, clube que defendeu por 15 anos, em uma cerimônia com a presença de membros do elenco, comissão técnica, diretoria e jornalistas, no Estádio da Luz.

 

No palco, o jogador ficou cercado por todos os 20 troféus que conquistou, e o tornou o maior vencedor do clube. Com a camisa dos Encarnados, foram 538 jogos, sendo 414 como capitão, e 47 gols marcados. É o segundo que mais atuou pelo time, atrás apenas de Nené, com 578 jogos.

 

Emocionado, Luisão agradeceu ao clube português: “Pressão sentimos quando temos 65 mil pessoas nos empurrando, mas hoje, quando entrei com a minha família por aquela porta, vi a arquibancada vazia e entendi o que é pressão. Não sei qual é o meu sentimento agora, mas sei que amanhã não vou ter nada disso. Vou acordar e não vou tomar o café da manhã com os companheiros. É como se fosse o primeiro dia da minha vida. Amanhã começo uma nova carreira. Agradeço a Deus, a todos sem exceção, até aos meus rivais, que me fizeram crescer em campo. Orgulho-me de tudo o que Deus me deu na vida. Desde a infância humilde até aos primeiros toques na bola com o meu pai, até chegar aqui e tornar-me homem e atleta. Sempre recompensei tudo o que me deram em campo. Devo quase tudo ao presidente (Luís Filipe) Vieira, devo quase tudo ao Benfica, à minha esposa e filhas. Que três mulheres fortes que tenho em casa. São quem me cobram no dia a dia. Correspondi a tudo o que me deram em campo e faço de tudo para defender este clube, com garra e dedicação por onde levar o nome do Benfica. Foi assim no passado e será no futuro. Vejo apenas ‘obrigado, capitão’, mas chegou a hora de dizer ‘obrigado, Benfica’”.

 

O presidente do clube, Luís Filipe Vieira, também homenageou o brasileiro: “É um dia muito especial. Recordo com nostalgia o dia em que no velhinho Estádio da Luz conheci um rapaz franzino no corpo, mas um grande homem. Agora olho para um profissional feliz que se despede com orgulho. Se há 15 anos te dei as boas-vindas, agora digo muito obrigado! É o jogador com mais títulos do clube. Hoje não é o fim, mas o princípio de uma nova etapa que vais cumprir com determinação. Tem o escudo não na camisa, mas no coração. És o meu companheiro de viagem. A tua e a minha estão longe de terminar”.

 

Em 1999, Luisão surgiu no Juventus-SP. Em seguida, fez sucesso no Cruzeiro entre 2000 e 2003. Fez parte dos elencos das Copas do Mundo de 2006 e 2010, e ganhou a Copa América de 2004 e as Copas das Confederações de 2005 e 2009.

 

Segundo o GloboEsporte.com, Luisão deve passar a ocupar um cargo de dirigente dentro do clube, sendo encarregado das relações internacionais do Benfica.