Hoje tem BA-VI

Chegou a hora do clássico. Neste domingo (12), às 17h, no Estádio de Pituaçu, Bahia e Vitória entram em campo, pela oitava rodada do Campeonato Baiano de 2012, para o Ba-Vi de número 425 da história dos confrontos entre as duas equipes. O tricolor, na estreia de Paulo Roberto Falcão, busca o sexto triunfo consecutivo. Do outro lado, cheio de problemas, o técnico Toninho Cerezo tenta melar a festa da torcida rival e se reaproximar dos líderes da competição.

Bahia

A greve da Polícia Militar, que durou doze dias, ganhou ponto final e a expectativa para casa cheia é ainda maior. No Estádio de Pituaçu, que deve receber lotação máxima, o Bahia vai tentar acertar em cheio o prêmio da Mega-sena. No entanto, quando se trata do Campeonato Baiano, trata-se da busca pelo sexto triunfo consecutivo. Embalado, e com direito a estreia do técnico Paulo Roberto Falcão, o esquadrão terá apenas um problema de ordem médica. O atacante Lulinha sofreu um leve estiramento na coxa e foi vetado pelo departamento médico. Em contrapartida, Falcão poderá contar com a volta do lateral-direito Coelho, recuperado de uma contratura muscular, e do volante Hélder, vítima de uma indisposição gastro-intestinal no início da semana. Sem Lulinha, Zé Roberto ganhou a posição de Ciro e deve iniciar a partida ao lado de Souza e Gabriel, que foi deslocado da lateral-direita para o meio de campo no lugar de Diones, o que gerou uma nova formação. O tradicional esquema com três volantes, muito usado por Joel Santana, foi abolido por Falcão, que posicionou o time no 4-3-3.
Vitória
Se no Bahia está fácil falar sobre qual time deve entrar em campo e como será o esquema tático a ser utilizado por Falcão, o mesmo não se pode dizer do rubro-negro. Toninho Cerezo fechou o último treinamento, realizado na sexta-feira (10), e decretou suspense até minutos antes da bola rolar, em Pituaçu. Certo mesmo são os desfalques do zagueiro Alan Henrique e do lateral-direito Dimas, ambos expulsos na última rodada. Mas Cerezo não vive só de notícias ruins. O treinador do Vitória, que ainda não contará com os zagueiros Victor Ramos e Rodrigo, recebeu de presente a regularização do volante Robston, que deve iniciar o clássico. O lateral-direito Léo cumpriu suspensão automática contra o Juazeirense e está confirmado entre os titulares, só não se sabe se do lado direito ou esquerdo.  Sem Wellington Saci, machucado, Toninho pode improvisar Léo, enquanto o jovem Romário ocuparia o lado direito. Se decidir por manter Léo na sua posição original, o meia Élton seguirá improvisado na esquerda. O atacante Marquinhos ainda não está 100% fisicamente e continuará como opção no banco de reservas para o decorrer do jogo.
Ficha Técnica:
Bahia x Vitória
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador
Data: 12/02/2012
Horário: 17h
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra
Auxiliares: Raimundo Carneiro Oliveira e Elicarlos Franco de Oliveira
Bahia: Omar, Coelho, Titi, Rafael Donato e Hélder; Fahel, Fabinho e Morais; Gabriel, Zé Roberto (Ciro) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Vitória: Douglas, Romário (Léo), Dankler, Gabriel Paulista e Léo (Élton); Uelliton, Robston, Mineiro e Lúcio Flávio; Dinei e Neto Baiano. Técnico: Toninho Cerezo.