Flamengo X Corinthians: pra mexer com o coração do Brasil

Donos das duas maiores torcidas do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians fazem o chamado Clássico dos Milhões nesta quarta-feira, às 22 horas, no Estádio Engenhão, na abertura do Campeonato Brasileiro. Em ascensão, os dois times têm objetivos distintos dentro da competição, mas os alvinegros podem retomar a liderança.

Invicto desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo – já se foram quatro jogos, sendo duas vitórias e dois empates -, o Mengo arrancou um empate com o Vasco por 1 a 1 na última rodada e chegou aos 38 pontos, alcançando o 13ª lugar e se distanciando da zona de rebaixamento, entrando de vez na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.

Enquanto isso, o Timão vem animado com a vitória no clássico sobre o Palmeiras, por 1 a 0, na partida que marcou a estreia do técnico Tite e que também quebrou um longo jejum de sete jogos sem resultado positivo. Se vencer, o time paulista chegará aos 56 pontos e deixará a terceira colocação para assumir a liderança isolada, mesmo que seja de forma provisória.

Equilíbrio
Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians se enfrentam há 92 anos e o primeiro confronto aconteceu em 1918, quando o rubronegro perdeu para os paulistas em um amistoso realizado. Ao todo foram realizadas 114 partidas, sendo 47 vitórias do Mengo, 23 empates e 44 resultados positivos do Timão.

Artilheiro está de volta
Depois de um início não muito bom com a camisa do Flamengo, o atacante Val Baiano caiu nas graças dos torcedores, mas acabou se lesionando e ficando de fora por algumas partidas. Liberado pelo Departamento Médico, o artilheiro ainda não tem a sua volta garantida, mas pode acabar ficando apenas como opção no banco de reservas, devido ao tempo que ficou parado.

Ainda sem saber o que é derrota sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Mengo promete partir para cima do adversário em busca de mais um resultado positivo. O meia Renato Abreu, autor do gol de empate no clássico contra o Vasco, acredita que será um grande clássico.

“É um clássico importante para duas equipes, existe rivalidade entre elas. São as duas maiores torcidas do Brasil. Espero um grande jogo, truncado, de detalhes. A equipe do Corinthians tem crescido, mas nós também. Será um clássico competitivo”, afirmou o meia Renato Abreu.

Crédito: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

De olho na ponta
Sonhando com dias melhores depois que acabou com o jejum de vitórias, ao bater o rival Palmeiras, o Corinthians já começa a fazer as contas para conquistar o título do Brasileirão. O elenco sabe que se vencer o Flamengo, a ponta estará garantida, mesmo que de forma provisória, mas o pensamento é conquistar sete vitórias.

“Vencer as sete. É isso o que conversamos. Quem vencer as sete vai ser campeão. Dificilmente as equipes que estão na frente vão conseguir vencer todas. São jogos dificílimos, o Prudente deu mostra disso e sofremos isso contra o Atlético-GO. Não existe parte de cima ou de baixo, então vamos buscar respeitar os adversários como sempre respeitamos”, previu o capitão William.

Fazendo a sua segunda partida no comando do Timão, o técnico Tite espera manter o 100% de aproveitamento. Por isso, ele não terá nenhum desfalque por suspensão e ainda vai contar com o atacante Ronaldo Fenômeno, que espera voltar a vencer o time de seu coração. São cinco jogos, sendo quatro derrotas e apenas um resultado positivo.

Ficha Técnica

Flamengo x Corinthians

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 27/10/2010
Horário: 22 horas
Árbitro: Sandro Meira Ricci-DF
Assistentes: Altemir Hausmann-RS (Fifa) e Roberto Braatz-PR (Fifa)

Flamengo
Marcelo Lomba; Leonardo Moura, David, Welinton e Juan; Willians, Maldonado, Kleberson e Renato; Diego Maurício (Val Baiano ou Diogo) e Deivid.
Técnico: Vanderlei Luxembrugo

Corinthians
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo.
Técnico: Tite.