Fifa autoriza e inscrição de jogadores é antecipada

A briga encampada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deu frutos. Na tarde desta segunda-feira, Francisco Novelleto, presidente da FGF, recebeu um telefonema. Do outro lado da linha, Carlos Eugênio Lopes, vice-presidente jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou que a Fifa acatara o pedido de antecipação imediata da inscrição dos jogadores que chegaram ao Brasil por meio da janela de transferências. A data anterior era o dia 3 de agosto.

Com isso, todos os clubes brasileiros podem inscrever seus jogadores a partir da tarde desta segunda. Em Miami por conta de um problema de saúde de uma filha, o dirigente gaúcho ressaltou a importância de Ricardo Teixeira no processo. Novelleto ressaltou que o cartola pressionou Joseph Blatter, presidente da FIFA.

Na última quinta-feira, Ricardo esteve na sede da entidade, em Zurique. Na pauta do encontro com o alto escalão, aproveitou para levantar a bandeira erguida pela Federação Gaúcha de Futebol. A solicitação foi analisada e aprovada por Blatter, que autorizou a mudança em caráter extraordinário..

– É um serviço para todo o futebol brasileiro. Estou vivendo um momento difícil, mas acabo de receber esta bela notícia. Creio que os que plantam o bem são sempre reconhecidos no fim. Não sei bem os por quês, mas o Ricardo me trata com carinho especial. No congresso da Fifa, em Johanesburgo, levantei este tema da antecipação. Aí cheguei no pé de ouvido do Ricardo e pedi sua ajuda – relatou Novelleto.

Inicialmente, Novelleto buscou beneficiar o afiliado Internacional, clube que trouxe jogadores como Tinga, Renan e Rafael Sóbis, contudo, celebrou o que classificou como a reparação de uma injustiça, visto que muitos jogadores estavam recebendo salários sem poderem exercer sua profissão.

NO BAHIA:

Com isto, o Bahia poderá inscrever o atacante Jael esta semana. Treinando com o grupo há cerca de 50 dias, o jogador poderá estar à disposição do técnico Renato Gaúcho para a partida contra o Náutico, próximo sábado, no Estádio dos Aflitos.

Jael foi contratado pelo Bahia após rescindir contrato com o Kalmar FF, da Suécia. O atacante retornou ao Tricolor após boa passagem pelo clube em 2009, quando marcou 10 gols em 20 jogos e ajudou o time a escapar do rebaixamento à Série C do Brasileirão.

A diretoria do Bahia não foi localizada para se pronunciar sobre o caso, mas já possui o atestado liberatório de Jael para poder inscrevê-lo na CBF. Para estrear contra o Náutico, o nome do jogador precisa constar no BID (Boletim Informativo Diário) até a sexta-feira.

fonte:  lancenet