O Estádio de Pituaçu terá suas atividades oficiais suspensas a partir de abril de 2026. A reportagem do Bahia Notícias apurou que praça esportiva passará por um processo de modernização para atender às exigências da Fifa visando a Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede. O cronograma prevê que o equipamento permaneça fechado para intervenções até novembro deste ano, afetando o calendário de clubes que planejavam utilizar o local.
A reforma foca na renovação completa do campo de jogo, além dos sistemas de drenagem e irrigação. Segundo Vicente Neto, diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e coordenador de esportes do Consórcio Nordeste, a atual grama do estádio já possui um vasto tempo de utilização.
“A Fifa já veio, já fez a análise e inclusive avaliou o gramado como muito bom, inclusive comparou com outros gramados no estado, avaliando como o melhor. Ainda assim, precisa trocar em função da idade da grama. É uma grama que tem 13 anos”, revelou o dirigente.
A paralisação ocorrerá logo após o encerramento do Campeonato Baiano Feminino Sub-20, que acontece em março. Clubes como Galícia e Jacuipense, que mandaram partidas em Pituaçu durante o início desta temporada, no Baianão 2026, também já possuem conhecimento sobre a interrupção das atividades. O planejamento estabelece que o estádio seja entregue com o novo padrão técnico no final do ano.
“A gente vai respeitar o calendário do futebol feminino e, em abril, começamos com a reforma do gramado. Está no calendário. A Fifa faz inspeção no mês de novembro. É o mês em que a gente estima retomar as atividades, já com a grama renovada, primeiro corte, conforme foi acertado com eles”, explicou Vicente Neto.
A retomada dos jogos em novembro é vista como parte estratégica da manutenção, pois o uso frequente auxilia na compactação do novo solo e na adaptação do gramado. Isso permitirá que o estádio esteja disponível para o Campeonato Baiano de 2027. O diretor da Sudesb detalhou que a estrutura seguirá normas rígidas.
“Tem toda uma especificação de maquinário que está vindo para poder fazer o corte, medir a altura da grama. Será dado o tal padrão Fifa em relação a gramados. Então vamos seguindo um caderno de encargos assinado com eles para a gente conseguir sediar e ter Pituaçu como centro de treinamento de uma das Seleções.”
O Bahia Notícias também apurou que ainda não há uma definição de qual seleção utilizará Pituaçu como base de treinamento. A escolha depende das próprias delegações através de uma plataforma virtual da Fifa, que analisa critérios como proximidade de transporte público e acessibilidade.
FANFEST
Além da preparação técnica, Salvador já definiu o local para a Fanfest, espaço destinado à reunião de torcedores durante o mundial. O evento ocorrerá na Praça Maria Felipa, no entorno do Mercado Modelo. A opção pelo Farol da Barra foi descartada pela organização após diálogos sobre o impacto sonoro na região residencial.
PANORAMA DA COPA DE 2027
O mundial de 2027 ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho, com a participação de 32 seleções divididas em oito grupos. Salvador é uma das oito cidades-sede, ao lado de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. O Estádio do Maracanã receberá a final da competição.
A Seleção Brasileira busca superar suas melhores marcas históricas, como o vice-campeonato de 2007 e o terceiro lugar em 1999, contando com o histórico da atacante Marta, maior artilheira da competição com 17 gols.