Espanha e Holanda, chegou a hora do título inédito

Holanda e Espanha se enfrentam neste domingo na luta pela maior “coroa” do futebol: a Copa do Mundo. Um título que ainda falta às nobres equipes, que entendem muito bem de realeza. As duas seleções representam países regidos por monarquias parlamentaristas.

O mundo vai conhecer um campeão novo. Neste domingo, Holanda e Espanha decidem o Mundial da África do Sul, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. O jogo promete ser um verdadeiro jogo de xadrez, pela calma no toque de bola das duas equipes, com jogadores de muita habilidade.

A Espanha estreia em finais de Copas, enquanto os holandeses já chegaram duas vezes, e perderam as duas (para a Alemanha, em 1974, e para a Argentina, em 1978). As duas seleções têm a fama de chegar e perder na hora mais importante. Desta vez, uma delas terá que ser campeã.

A Holanda vem com uma campanha perfeita desde as Eliminatórias Europeias. No Mundial o time venceu os seis jogos que disputou e saiu vitorioso de todas as partidas das Eliminatórias. Na Copa, as vitórias foram sobre: Dinamarca, Japão, Camarões, Eslováquia, Brasil e Uruguai.

Já a Espanha deixou os torcedores preocupados no primeiro jogo, quando pedeu para a fraca Suíça por 1 a 0. Depois disso foram cinco vitórias: sobre Honduras, Chile, Portugal, Paraguai e Alemanha. O time conta com um meio-de-campo fantástico e a base do time do Barcelona.

Os jogadores do Barça que começam como titular do time espanhol estão em todas as posições. Na defesa, Piqué e Puyol, no meio, Busquets, Xavi e Iniesta, e no ataque o jovem Pedro e o recém-contratado David Villa.

Já a Holanda deposita sua confiança em uma dupla muito habilidosa: Sneijder e Robben. O primeiro marcou cinco vezes no Mundial, dois deles contra o Brasil. O confronto com Villa – que também marcou cinco gols – é pelo posto de artilheiro e melhor jogador da Copa.

Os dois times tocam a bola com muita calma e esse promete ser uma final fantástica, de muita técnica e de belos lances. Campeão novo no Mundial e torcedores esperando para soltar o grito pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA X ESPANHA

Local: Soccer City, Johannesburgo (AFS)
Data/hora: 11/07/2010, às 15h30 (em Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Assistentes: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING)

HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Mathijsen, Heitinga, Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong, Sneijder, Robben, Kuyt; Van Persie. Técnico: Bert Van Marwijk.

ESPANHA: Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol, Capdevilla; Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta; Pedro e Villa. Técnico: Vicente del Bosque.