Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF, destaca importância do Campeonato Intermunicipal

O encontro, que reuniu mais de 300 congressistas, visou a apresentação de toda a sistemática da disputa além do regulamento que regerá a competição que teve início neste domingo em Serrinha. Estavam presentes representantes das Ligas inscritas, bem como diversas Ligas Municipais, Clubes Profissionais e Árbitros, além de representantes das Ligas que participam do Campeonato Intermunicipal Seletivo do Oeste.

 A mesa diretora foi composta pelo Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues; o Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa Pinto; o Vice-Presidente da CBF – Região Nordeste, Marcos Ferreira; o Presidente da ABCD (Associação Baiana de Cronistas Desportivos) Márcio Martins, o Presidente do TJS/FB (Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Baiano, Ruy João Gonçalves; o Representante da Imprensa do Interior, Herzem Gusmão; o Representante dos Clubes Profissionais, José Gomes, a Delegada da Polícia Civil, Patrícia Nuno, o Assessor do Presidente do Bahia, Sérgio Cabrocha e o Homenageado do Troféu de Vice-Campeão desta edição, Bartolomeu Gentil “Bereguedê”.

 Além de Secretários de Esporte e autoridades do futebol no Estado, que também prestigiaram o evento, pois sabem da relevância e dos benefícios que a prática de atividades esportivas reflete na opinião popular.

 Homenageados

 A FBF estará homenageando duas personalidades que há muito tempo contribuem para o fortalecimento do futebol baiano. O troféu de Campeão levará o nome de Marcos Andrade Dias (Ex-Presidente da FBF) e o troféu de Vice-Campeão levará o nome de Bartolomeu Gentil Calmon de Oliveira (Bereguedê).

 A Disputa

 A FBF recebeu cerca de 80 pedidos de inscrição e após triagem, que tinha por objetivo a qualidade e segurança do campeonato, chegou-se ao número de 60 ligas municipais confirmadas para a competição mais 02 seleções oriundas do Campeonato Intermunicipal Seletivo do Oeste, campeã e vice-campeã que irão entrar na disputa a partir da 2ª Fase.

 Cada Seleção poderá inscrever no mínimo 18 e no máximo 30 atletas. As equipes foram divididas em 15 grupos, compostos por 4 equipes cada. A definição dos grupos foi feita de acordo com a proximidade geográfica entre as cidades.

 A faixa etária dos atletas foi um dos quesitos mais discutidos no congresso. Ficou determinada como 70% dos atletas com até 23 anos e 30% sem limite de idade. Após o recebimento de alguns comentários a respeito dessa limitação de idade, o Presidente da FBF, decidiu abrir votação democrática a fim de conhecer a opinião dos presidentes das ligas. Feita a apuração, ficou estabelecido pela maioria que o critério da faixa etária permanecesse.

 Todo o campeonato terá jogos de ida e volta, jogos estes, sempre realizados aos domingos às 15h.

 Um dos grandes atrativos da competição é a premiação. Além de troféus e medalhas, as seleções campeã e vice-campeã, receberão um Automóvel e uma Moto 0 km, respectivamente.

 Importância do Campeonato

 A relevância do campeonato foi reverenciada não só pelas ligas como os convidados e congressistas.

 Ficou clara a importância desse campeonato, uma vez que, muitos jogadores que iniciaram suas carreiras em competições deste nível se firmaram em nível nacional e até internacional.

 Além da importância no que diz respeito à revelação de novos talentos, foi destacada também, a contribuição do campeonato no âmbito social. O Presidente, Ednaldo Rodrigues, salientou que o campeonato gera cerca de 2 mil empregos diretos e mais de 10 mil empregos indiretos.

 A abertura do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador – 2010 foi no sábado no Município de Serrinha.