O meia Renato Augusto, do Corinthians, foi a maior novidade na convocação realizada nesta quinta-feira pelo técnico Dunga para os dois primeiros jogos do Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, contra Chile e Venezuela, em outubro.
Essa é a primeira vez que o meia-atacante, um dos destaques do líder Corinthians no Campeonato Brasileiro, é chamado pelo treinador da seleção brasileira.
“O Renato tem experiência de futebol alemão, se readaptou bem ao futebol brasileiro, tem boa visão de distribuição de jogo, chuta bem de média distância e tem passes longos. Ele pode vir a contribuir conosco“, disse Dunga a jornalistas, em entrevista na sede da CBF, ao justificar a convocação.
O meia, de 27 anos, foi revelado pelo Flamengo e defendeu o Bayer Leverkusen entre 2008 e 2012, sendo depois contratado pelo Corinthians. O líder do Brasileirão ainda teve mais dois jogadores convocados por Dunga: o zagueiro Gil e o meia Elias.
Outra novidade na lista de Dunga foi lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, que ainda não tinha sido chamado pelo técnico em sua atual passagem pelo comando da equipe.
“Ele é um jogador experiente e surgiu a oportunidade, e o jogador tem que estar preparado nesse momento de lesões”, disse o treinador, que não pôde contar com os contundidos Danilo e Daniel Alves para o início da campanha rumo ao Mundial da Rússia.
Como esperado, o atacante Neymar ficou fora da lista por estar suspenso por dois jogos devido a expulsão na Copa América.
“A realidade do momento é que ele ainda está suspenso. Tínhamos que chamar 15 dias antes”, disse o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, a jornalistas.
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters)