Domingo de decisão por título, vaga na Libertadores e rebaixamento

Depois de sete meses de intensa competição, descobriremos neste domingo quem será o novo Campeão Brasileiro. Três times lutam ponto a ponta atrás do título nacional. Ainda será conhecido a última equipe que será rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro, além dos últimos classificados para a Sul-Americana do próximo ano.

Mão na taça
Com mais chances de ser campeão por depender apenas de suas forças, o Fluminense encara o rebaixado Guarani, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, às 17 horas, tentado levantar o Brasileirão depois de 26 anos e conquistar o bi-campeonato. A Rádio FI transmitirá a partida Ao Vivo direto do Engenhão.

Com 68 pontos, o Tricolor tem um ponto de vantagem sobre o Corinthians e precisa de apenas uma vitória para ser campeão. Com casa cheia, mais de 30 mil ingressos foram vendidos, o Fluminense espera atropelar o adversário para que não dependa dos outros resultados. A partida maracará a despedida de Carlos Eugênio Simon no apito.

Por outro lado, com 37 pontos, na 18ª posição, o Guarani já está rebaixado para a Série B e se viu nesta semana no centro da mídia nacional devido a um episódio envolvendo o lateral Moreno e uma possível mala branca oferecida pelo Corinthians. O jogo deste domingo deve ser o último de Vagner Mancini no comando do Bugre.

Eu acredito!
O mais interessado no jogo do Fluminense é o Corinthians. Jogando no Serra Dourada, em Goiania, o Timão encara o Goiás precisando de uma vitória e um tropeço do Tricolor das Laranjeiras para conquistar o pentacampeonato brasileiro.

O time alvinegro tem 67 pontos, um a menos que o Flu, na segunda posição. Os próprios jogadores do Corinthians consideram difícil a conquista da competição, como afirmou o lateral-esquerdo Roberto Carlos. Por outro lado, Ronaldo cogitou a possibilidade de dar o dinheiro de seu bolso para que o Bugre derrote o Fluminense.

O Goiás apenas cumpre tabela na competição. Na 19ª posição, com 32 pontos, o Esmeraldino já está rebaixado e com a cabeça na disputa do título da Sul-Americana. NO primeiro jogo, o time goiano venceu o Independiente por 2 a 0 e deve mandar a campo um time reserva contra o Timão.

Ainda dá
Correndo por fora na luta pelo título o Cruzeiro entra em campo contra o Palmeiras, na Arena do Jacaré, precisando vencer e que seus dois adversários tropecem para levantar o bi-campeonato nacional.

Com 66 pontos, na terceira posição, a Raposa precisa vencer e torcer para que Fluminense e Corinthians não vençam seus jogos. Desta forma, o time mineiro seria campeão mesmo com um empate do Fluminense já que o Cruzeiro igualaria em número de pontos, mas ficaria na frente do adversário pelo número de vitória.

Como seus rivais pelo título, o Cruzeiro também terá um adversário que não briga por mais nada na competição. O Palmeiras é o décimo colocado, com 50 pontos e mandará a campo um partida considerada reserva, pois a comissão técnica resolveu dar férias a 16 jogadores do elenco.

Decisão no Olímpico
Grêmio e Botafogo se enfrentam no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, brigando por uma possível vaga na pré-Libertadores da próxima temporada. Para garantir a classificação para o torneio mais importante da América do Sul, as equipes têm que torcer contra o Goiás na decisão da Sul-Americana, que também garante vaga na Libertadores.

Apenas um ponto separam as equipes na classificação. Enquanto o Grêmio é o quarto colocado, com 60 pontos, o Botafogo vem logo atrás com 59. O time da casa, que tem a melhor campanha do segundo turno, joga pelo empate para sonhar com uma vaga na Libertadores.

Quem vai?
Num dos jogos mais importantes da rodada, o Vitória recebe o Atlético-GO, no Estádio do Barradão, em Salvador, precisando de uma simples vitória para escapar do rebaixamento a Série B do Brasileirão.

As duas equipes tem 41 pontos, mas o Vitória está na 17ª posição, dentro da zona do rebaixamento, pois tem duas vitórias a menos que o adversário, que depende de apenas um empate para se confirmar como o único clube goiano no Brasileirão de 2011.

Prêmio de consolação
Atlético-PR, Botafogo ou Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Ceará já garatiram classificação para a disputa da Sul-Americana da próxima temporada. Outras cinco equipes brigam por três vagas restantes para a competição.

Avaí, Vasco e Atlético-MG dependem de suas próprias forças para se classificar, enquanto Flamengo e Atlético-GO precisam de uma combinação de resultados para se classificar.

Confira os jogos da 38ª rodada do Brasileirão

Domingo
17 horas

São Paulo x Atlético-MG
Santos x Flamengo
Vasco x Ceará
Fluminense x Guarani
Cruzeiro x Palmeiras
Grêmio x Botafogo
Goiás x Corinthians
Vitória x Atlético-GO
Atlético-PR x Avaí