(Reuters) – Cristiano Ronaldo e Lionel Messi vão travar mais uma batalha pelo título de melhor jogador do mundo, após ambos terem sido selecionados nesta segunda-feira entre os 30 finalistas ao prêmio Bola de Ouro de 2016.
O argentino do Barcelona, que conquistou o prêmio pela quinta vez no ano passado, e o português do Real Madrid, três vezes ganhador do troféu, conquistaram todas as Bolas de Ouro entregues desde 2007, quando o brasileiro Kaká, então no Milan, foi o ganhador.
Apesar de uma queda de rendimento na atual temporada, Cristiano Ronaldo, que liderou Portugal na conquista da Euro 2016 e o Real Madrid na vitória na Liga dos Campeões na temporada passada, é o maior favorito a recuperar a coroa.
Ele está entre os seis jogadores do Real Madrid na lista, ao lado de Gareth Bale, Toni Kroos, Luka Modric, Sergio Ramos e Pepe, à medida que o time campeão europeu tem mais finalistas do que qualquer outro clube.
Messi e seus companheiros de ataque no Barcelona Neymar e Luis Suárez, que juntos marcaram mais de uma centena de gols em 2016, representam o time catalão ao lado do meio-campista Andrés Iniesta.
O Leicester City, que conquistou o título inglês de forma surpreendente, está representado na lista pelo atacante Jamie Vardy e pelo meia Riyad Mahrez.
A França, com Antoine Griezmann, Hugo Lloris, Dimitri Payet e Paul Pogba, e a Argentina, com Messi, Gonzalo Higuaín, Sergio Aguero e Paulo Dybala, são os países com o maior número de indicados, com quatro jogadores cada.
A revista France Football, que entrega a Bola de Ouro anualmente desde 1956, vai anunciar o vencedor em janeiro. Pelos últimos seis anos o prêmio foi chamado Bola de Ouro Fifa, mas a federação internacional de futebol decidiu encerrar sua associação com a premiação em setembro.