Após apagão, Corinthians vence o Atlético-PR e leva o Brasileiro sub-20
Com defesa impecável, Timão faz 1 a 0 no Furacão e conquista torneio pela primeira vez. Final seria sábado, mas faltou energia no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre
Com uma defesa forte, vazada apenas duas vezes em sete partidas, o Corinthians venceu o Atlético-PR na manhã deste domingo e conquistou pela primeira vez o Brasileirão sub-20. A equipe comandada por Osmar Loss fez 1 a 0 no time rubro-negro em final disputada no estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre – o duelo deveria ter sido realizado no sábado à noite, mas um apagão obrigou a organização a adiar a decisão. Com o troféu, os alvinegros quebram a hegemonia dos clubes gaúchos e mineiros, que haviam levado as oito edições anteriores do torneio.
Os finalistas fizeram uma partida bem disputada, mas sem grandes emoções no primeiro tempo. No molhado gramado sintético do estádio Passo d’Areia, as duas equipes tinham dificuldades de criar jogadas mais efetivas. Os paulistas tinham vantagem pela esquerda, com Guilherme Arana, atleta integrado ao elenco profissional. Os atleticanos tentavam furar o bloqueio alvinegro pelo meio ou nas bolas esticadas, mas sem sucesso. Truncada, a primeira etapa terminou sem gols em Porto Alegre.
As coisas mudaram logo no início do segundo tempo. Aproveitando a desatenção da zaga rival, o Corinthians partiu para o ataque e fez o gol antes de completar um minuto de bola rolado. Léo Príncipe avançou pela direita e cruzou para o meio da área. Sem marcação, Gustavo Vieira se infiltrou e só escorou para a rede de Lucas Macanhan.
Em desvantagem, o Atlético-PR saiu mais para o jogo na tentativa de empatar a partida. Em vão. Bem postada, a defesa alvinegra manteve a firmeza que a consagrou na competição e segurou o placar zerado. Seguro, o Corinthians apenas esperou o relógio encerrar o duelo para comemorar a conquista da taça.
As duas equipes agora mudam o foco para a Copa São Paulo, principal torneio de base do país. Maior campeão, com oito troféus, o Corinthians estreia no dia 4 de janeiro contra o Guaicurus (MS). Pelo Grupo W, o time de Osmar Loss ainda enfrenta o Grêmio Barueri e o Rio Branco (AC). O Atlético-PR inicia o campeonato no mesmo dia, contra o São Caetano, pelo Grupo Y, que também tem o Flamengo, de Guarulhos, e o Palmeira (RN).
(Foto: Wesley Santos / Agência Corinthians)