Copa do Brasil: Oito jogos abrem a 2ª fase

segunda fase da Copa do Brasil começa, nesta quarta-feira, com oito partidas. Três clubes paulistas entrarão em campo para manter vivo o sonho de conquistar o “caminho mais fácil” para a Libertadores 2012. O grande destaque fica por conta do Palmeiras, que visita o Uberaba, às 21h50, no Triângulo Mineiro, tentando eliminar o jogo de volta
.
Na primeira fase, o time paulistano não conseguiu passar pelo modesto Comercial-PI em apenas uma partida. Após uma vitória suada em Teresina, por 2 a 1, goleou na volta, por 5 a 1, no Pacaembu. Enquanto isso, o clube mineiro precisou de apenas um jogo para se classificar, já que bateu o Santa Helena-GO, por 3 a 1.

Outros paulistas
Mal no Paulistão, onde luta contra o rebaixamento, o Santo André busca dias melhores no torneio nacional. O time do ABC estréia na segunda fase contra o Sampaio Correa-MA, às 21 horas, em São Luís. Na primeira fase, os paulistas deixaram para trás o Naviraisense-MS, e podem encontrar o Palmeiras na próxima etapa.

Entre os clubes de São Paulo, a missão mais complicada será a do Paulista, que recebe o Atlético-PR, às 19h30, em Jundiaí. O clube do Interior chegou à segunda fase, após superar o São José-RS. Desta vez, para evitar uma eliminação precoce, não poderá perder por mais de dois gols. O vencedor deste confronto encara quem ganhar entre Bahia e Paysandu.

Cearenses a mil
Outro duelo bastante aguardado será entre Fortaleza e Flamengo, na capital cearense. A expectativa é de que mais de 40 mil torcedores compareçam ao Castelão para ver Ronaldinho Gaúcho e companhia, que passaram pelo Murici-AL, em apenas um jogo, após vitória, por 3 a 0, em Maceió. O vencedor deste duelo encara o ganhador de Guarani e Horizonte-CE.

O outro time do Ceará também entra em campo nesta quarta, mas fora de casa. O Ceará faz o duelo dos invictos contra o Brasiliense, na Boca do Jacaré, em Taguatinga. Os dois times ainda não perderam em 2011, seja pela Copa do Brasil ou pelos estaduais. O ganhador deste confronto encara o vencedor de Grêmio Prudente e Atlético-MG

Outros jogos
Nas outras três partidas do dia, a promessa é de muito equilíbrio. Embalado pela grande campanha no Pernambucano, o Náutico, do técnico Roberto Fernandes, visita o Bangu, que eliminou a Portuguesa na primeira fase. Já o Avaí, que passa por turbulência, após o fraco primeiro turno no Catarinense, visita o Ipatinga, no interior mineiro. Por fim, o surpreendente Botafogo-PB, que passou pelo atual vice-campeão Vitória, recebe o Caxias-RS, finalista o turno no Gauchão.

Regulamento
A Copa do Brasil é disputada em sistema eliminatório simples, conhecido como “mata-mata”. Nesta segunda fase, os 32 classificados foram divididos em grupos com dois times, que se enfrentaram em jogos de ida e volta. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, sendo que o sistema se repete até a final.

Assim como na primeira fase, na segunda, se o time visitante vencer por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida estará automaticamente classificado para a fase seguinte. Em caso de igualdade no saldo de gols, se classifica aquele que marcar mais gols como visitante. Em caso de nova igualdade, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Confira a rodada de ida da 2ª fase:

Quarta-feira
19h30
Paulista-SP x Atlético-PR

21h
Sampaio Corrêa-MA x Santo André-SP
Botafogo-PB x Caxias-RS

21h50
Brasiliense-DF x Ceará-CE
Uberaba-MG x Palmeiras-SP
Bangu-RJ x Náutico-PE
Fortaleza-CE x Flamengo-RJ
Ipatinga-MG x Avaí-SC

Quinta-feira
20h
Horizonte-CE x Guarani-SP

21h30
Atlético-GO x Coritiba-PR

Quarta-feira (30/03)
19h30
Paraná-PR x Botafogo-RJ

21h50
Santa Cruz-PE x São Paulo-SP
ABC-RN x Vasco da Gama-RJ
Paysandu-PA x Bahia-BA

Quinta-feira (31/03)
19h30
Ponte Preta-SP x Goiás-GO

20h
Grêmio Prudente-SP x Atlético-MG