Treze clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro vão jogar desfalcados por três rodadas das competições organizadas pela CBF. Tudo por conta da convocação do técnico Dunga para as seleções principal e olímpica, que vão disputar amistosos entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro. O Atlético-MG foi o clube que mais cedeu atletas para as duas equipes. Foram três nomes listados para os compromissos: o lateral-esquerdo Douglas Santos, o meio-campista Eduardo Henrique e o atacante Carlos.
São Paulo, Corinthians e Grêmio aparecem em seguida, com dois atletas convocados cada um. Enquanto os dois últimos clubes tiveram jogadores chamados para cada uma das duas seleções, o Tricolor do Morumbi cedeu dois nomes para a equipe olímpica (Rodrigo Caio e Lucão). A equipe do Parque São Jorge e o time gaúcho talvez sejam os que mais vão sentir os desfalques. Tanto o goleiro Marcelo Grohe e o atacante Luan como o volante Elias e o goleador Luciano são titulares dos técnicos Roger Machado e Tite, respectivamente.
– O Douglas é um dos laterais mais regulares do Brasileiro. Foi convocado por méritos. Vai ficar alguns jogos fora – comentou o técnico Levir Culpi, já pensando em quem será o substituto do titular absoluto da lateral esquerda do Atlético-MG.
Certo mesmo é que paulistas e cariocas perderão seus jogadores em clássicos regionais. Flamengo e Fluminense, por exemplo, se enfrentam no dia 6 de setembro. Enquanto o Tricolor das Laranjeiras não terá o zagueiro Marlon, o Rubro-Negro não poderá contar com o lateral-esquerdo Jorge. O desfalque do promissor jogador foi motivo de reclamação dos flamenguistas.
– Completa insensatez. O mundo ideal é que qualquer data Fifa parasse o campeonato. O mundo inteiro para, mas o Brasil não para. E aqui vão seguir as discussões sobre o futebol brasileiro. É no mínimo lamentável – afirmou Rodrigo Caetano, diretor executivo do Fla.
Na terra da garoa serão dois clássicos: Corinthians e Palmeiras, no dia 6 de setembro, e Santos e São Paulo, no dia 9 de setembro. O Palmeiras não poderá contar com Kelvin. O atacante, porém, não é titular absoluto do técnico Marcelo Oliveira. Por outro lado, o Santos perderá uma de suas principais peças, o meio-campista Lucas Lima, chamado pela primeira vez para a seleção principal.
Na Série B, dois clubes também ficarão sem jogadores. O Botafogo não poderá contar com o goleiro Jefferson, titular de Dunga na Copa América. O Bahia não terá o arqueiro Jean, que provavelmente será reserva de Ederson, do Benfica, no compromisso da equipe olímpica.
Os clubes brasileiros ainda correm o risco de ficar sem jogadores estrangeiros. Como as seleções sul-americanas ainda não divulgaram suas convocações, não existe previsão de quantos jogadores poderão desfalcar os clubes. A diretoria do Flamengo contabilizou mais dois desfalques nas rodadas 22, 23 e 24. A tendência é que o lateral-esquerdo Pablo Armero, da Colômbia, e o atacante Paolo Guerrero, do Peru, sejam chamados nos próximos dias.
Vale lembrar que a seleção principal terá dois compromissos nos Estados Unidos: no dia 5 de setembro, o adversário será a Costa Rica, em Nova Jersey, e, três dias depois, o rival será os donos da casa, em Boston. A equipe olímpica iniciará a preparação para o compromisso diante da França sub-23 no dia 31 de agosto, provavelmente na Inglaterra, antes do duelo no dia 8 de setembro, em Le Mans.
Os dois amistosos da seleção principal serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site acompanha as partidas em Tempo Real.
Jorge. O desfalque do promissor jogador foi motivo de reclamação dos flamenguistas.