Ao abrir a venda de ingressos para o jogo contra o Athletico-PR neste sábado (5), o Bahia anunciou que os torcedores visitantes não poderiam comprar entradas para a partida, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A medida seria uma resposta recíproca ao que aconteceu no jogo entre as duas equipes no primeiro turno, quando tricolores não tiveram um espaço reservado.
A medida está correta? Os dois clubes podem ser punidos por essa ação? Pensando em responder essas perguntas, o Bahia Notícias apurou e procurou por um especialista em direito desportivo. Em contato com a reportagem, o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/BA e sócio-fundador do Instituto de Direito Desportivo da Bahia, Fabiano Vasconcelos, alertou para o Regulamento Geral de Competições da CBF (clique aqui e confira), que não prevê uma obrigação dos mandantes em reservar um setor para os visitantes.
“O que o regulamento geral disciplina é que o clube visitante tem direito a 10%. Ele deve demonstrar o interesse em três dias, pagando previamente por essa carga. Para essa carga, não tem uma regulamentação de que se deve colocar um setor específico para os visitantes. O que há é um acordo de cavalheiros para que isso aconteça”, declarou.
Jogo entre Bahia e Athletico-PR só contará com tricolores | Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Fabiano reiterou que a medida ocorre em reciprocidade ao Athletico e indicou que o Esquadrão de Aço não está cometendo infrações. Com isso, não há risco de algum tipo de punição ao clube. Vale lembrar que nenhuma sanção foi imposta ao Furacão, que hoje mudou a sua operação e recebe os visitantes normalmente.
“Como não houve um espaço reservado, o Bahia entendeu por bem usar a reciprocidade em relação ao Athletico-PR. Não há nenhuma infração nisso e o Bahia não está suscetível a uma punição. O clube adversário pode até demandar uma ação, mas não há nenhuma obrigação em regulamento”, explicou.
Sem um setor para os rubro-negros, o espaço que seria reservado vai ficar à disposição dos tricolores. A promessa é de casa cheia para acompanhar a importante partida.
Fonte: Bahia Notícias