Antes do clássico entre Fluminense e Vasco, nesta segunda-feira (20), no Maracanã, o goleiro Fábio viveu uma noite especial. Ídolo tricolor e referência de longevidade no futebol brasileiro, o camisa 1 foi homenageado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por alcançar um feito inédito: tornar-se o jogador com mais partidas disputadas na história do futebol mundial.
O presidente da entidade, Samir Xaud, esteve presente no gramado e entregou ao goleiro um troféu em reconhecimento à marca.
“É muito importante para a CBF prestar essa homenagem, ainda mais vendo o Fábio, aos 45 anos, atuando em alto nível. Ele é um dos grandes jogadores do futebol brasileiro e merece esse reconhecimento. É mais do que justo celebrar um representante tão importante da nossa história”, disse Xaud.
Aos 45 anos, Fábio soma agora 1.405 partidas oficiais, superando o inglês Peter Shilton (1.390) e mantendo-se no topo do ranking mundial há dois meses. Desde que chegou ao Fluminense, em 2022, o goleiro reafirma sua relevância dentro e fora de campo, atingindo 249 jogos pelo clube — o segundo com mais atuações em sua carreira.
Com quatro temporadas nas Laranjeiras, Fábio foi protagonista nas conquistas recentes do Tricolor: Libertadores (2023), Recopa Sul-Americana (2024) e os Campeonatos Cariocas de 2022 e 2023. A trajetória do goleiro é marcada por regularidade, liderança e uma longevidade que o transformou em símbolo do futebol brasileiro moderno.