CBF elege os melhores do Campeonato Brasileiro

Em uma linda festa na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foram conhecidos os ganhadores do Craque do Brasileirão, que elege os melhores jogadores de cada posição do Campeonato Brasileiro de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O campeão nacional, Fluminense, levou cinco prêmios, enquanto que o terceiro colocado, Corinthians, ficou com quatro conquistas. Conca foi premiado em três categorias: meia-esquerda, Craque da Galera e ainda Craque do Brasileirão 2010.

O evento teve como apresentadores os atores Evandro Mesquita – torcedor ilustre do Fluminense – e Marcos Palmeiras – torcedor do Vasco da Gama. Além disso, a festa contou com as atrações dos sambistas Diogo Nogueira e Arlindo Cruz, além de números de humor com Marcelo Adnet, que fez o público rir muito com suas piadas. Personalidades da política também compareceram, como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A festa ainda teve algumas homenagens. O atacante Ronaldo, o Corinthians – por conta do centenário -, a Seleção Brasileira de 1970 e a torcida do Bahia foram lembrados, essa última por conta dos mais de 400 mil torcedores que foram nos jogos do time durante a campanha no Brasileiro da Série B, quando o Tricolor de Aço conquistou o acesso à elite nacional.

O Fluminense obteve vitórias nas seguintes categorias: lateral-direito (Mariano), meia-esquerda (Conca), Craque da Galera (Conca), melhor jogador (Conca) e técnico (Muricy Ramalho – pela quinta vez em seis disputas). Já o Corinthians ficou com os seguintes prêmios: lateral-esquerdo (Roberto Carlos), volante direito (Jucilei), volante esquerdo (Elias) e revelação (Bruno César). Vice-campeão nacional, o Cruzeiro levou dois prêmios: goleiro (Fábio) e meia-direita (Montillo).

O Vasco foi representado por Dedé, que foi eleito o melhor zagueiro direita, enquanto que Miranda – quarta vez seguida -, do São Paulo, foi escolhido como melhor zagueiro esquerda. Grêmio e Santos formaram o ataque, com Jonas – que também levou o prêmio de artilheiro – e Neymar, respectivamente, fechando assim a seleção dos melhores da competição. O prêmio de melhor árbitro ficou com o mineiro Sandro Meira Ricci, que apita pelo Distrito Federal, e foi o pivô de uma das principais polêmicas da competição, ao marcar pênalti em cima de Ronaldo, do Corinthians, no jogo diante do Cruzeiro, no Pacaembu.

Confira os vencedores do prêmio Craque do Brasileirão 2010 por posição:

Goleiro
Ouro: Fábio (Cruzeiro)
Prata: Victor (Grêmio)
Bronze: Jefferson (Botafogo)

Lateral-direito
Ouro: Mariano (Fluminense)
Prata: Léo Moura (Flamengo)
Bronze: Jonathan (Cruzeiro)

Zagueiro direito
Ouro: Dedé (Vasco)
Prata: Alex Silva (São Paulo)
Bronze: Chicão (Corinthians)

Zagueiro esquerdo
Ouro: Miranda (São Paulo)
Prata: Réver (Atlético-MG)
Bronze: Leandro Eusébio (Fluminense)

Lateral-esquerdo
Ouro: Roberto Carlos (Corinthians)
Prata: Kléber (Internacional)
Bronze: Diego Renan (Cruzeiro)

Volante direito
Ouro: Jucilei (Corinthians)
Prata: Fabrício (Cruzeiro)
Bronze: Willians (Flamengo)

Volante Esquerdo
Ouro: Elias (Corinthians)
Prata: Arouca (Santos)
Bronze: Marcos Assunção (Palmeiras)

Meia-direita
Ouro: Montillo (Cruzeiro)
Prata: D’Alessandro (Internacional)
Bronze: Paulo Baier (Atlético-PR)

Meia-esquerda
Ouro: Conca (Fluminense)
Prata: Bruno César (Corinthians)
Bronze: Douglas (Grêmio)

Atacante 1
Ouro: Jonas (Grêmio)
Prata: Thiago Ribeiro (Cruzeiro)
Bronze: Eder Luís (Vasco)

Atacante 2
Ouro: Neymar (Santos)
Prata: Kléber (Palmeiras)
Bronze: Loco Abreu (Botafogo)

Craque da Galera
Conca (Fluminense)

Craque do Brasileirão
Conca (Fluminense)

Artilheiro
Jonas (Grêmio) – 23 gols

Técnico
Ouro: Muricy Ramalho (Fluminense)
Prata: Cuca (Cruzeiro)
Bronze: Renato Gaúcho (Grêmio)

Revelação
Bruno César (Corinthians)

Árbitro
Ouro: Sandro Ricci
Prata: Carlos Eugenio Simon
Bronze: Paulo César de Oliveira