Barcelona perde para a Real Sociedad no Espanhol

O Barcelona podia terminar a rodada do Espanhol com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado Real Madrid. Mas acabou derrotado pela Real Sociedad de virada, fora de casa, por 2 a 1, e tem “apenas” oito pontos a mais do que o time branco, a quatro rodadas do fim do campeonato. Messi, Xavi e Piqué foram os únicos titulares a atuarem desde o início.

Depois de ver o rival merengue perder em casa para o Zaragoza por 3 a 2, o Barça entrou ligado em campo. Entrou como Barça, apesar das diversas mudanças feitas por Guardiola. Mas os visitantes começaram melhor, e abriram o placar em um golaço de Thiago Alcantara – encobrindo o goleiro após passe de Xavi.

O Barça vencia sem se incomodar. Foi para os vestiários com um bom resultado e a chance de abrir 11 pontos de distância do Real na liderança da tabela. Mas não contava com uma reação dos donos da casa – e muito menos com um erro crucial da arbitragem.

Ifrán, na metade do segundo tempo, fez 1 a 1 e esquentou as coisas. Na sequência, Gabi Milito marcou de cabeça o segundo dos catalães, mas o bandeira anulou o lance equivocadamente. O sopro de esperança para o Real Madrid veio a oito minutos do fim: Mascherano fez pênalti e Prieto bateu, marcando a virada da Real Sociedad.