O jogo da próxima quarta-feira, contra o Fluminense, promete ser uma partida emocionante por vários aspectos.
O Estádio de Pituaçu certamente receberá um grande público, a partida será contra o atual líder do campeonato e que na última rodada acabou ultrapassando o Bahia na campanha do 2º turno.
Desde o início do 2º turno, o Bahia foi líder, sempre seguido de perto pelo Tricolor carioca, que também vem fazendo ótima campanha.
Com o empate do Bahia com o Flamengo e o triunfo do Flu contra o Botafogo, os cariocas passaram a somar 20 pontos no returno, enquanto o Esquadrão de Aço está com 18.
Isso quer dizer que a partida de domingo decidirá quem é o melhor time do 2º turno, independente do resultado. Em caso de triunfo do Bahia, retomaremos a ponta, chegando aos 21 pontos. Se houver empate ou vitória carioca, o Flu seguirá líder, com o Bahia em segundo lugar.
Apesar de ter perdido a liderança do 2º turno, o Bahia segue fazendo execelente campanha. Confira alguns números do Esquadrão de Aço:
Depois do importante triunfo contra o Botafogo, o Bahia manteve a melhor campanha do 2º turno, com 17 pontos ganhos, conquistados com 05 vitórias, 02 empates e apenas 01 derrota, seguido de perto pelo Fluminense, líder do campeonato e candidato ao título.
Confira estes e outros números da campanha do Bahia:
No 2º turno:
O ataque do Bahia continua como o melhor, com 14 gols marcados, empatado com o do Fluminense.
A defesa é a melhor, com 06 gols sofridos, em 09 jogos.
O aproveitamento é de 66,6%.
A pontuação tricolor do 2º turno(18 pontos), em apenas 09 jogos, já ultrapassou todos os pontos conquistados nas 19 partidas do 1º turno.
Jogando em Pituaçu, o Bahia está invicto há 05 jogos. A última derrota aconteceu ainda no 1º turno, para o Cruzeiro, no dia 11/08, há dois meses. Neste período, o Tricolor venceu 03 e empatou 02.
Em todo o campeonato:
A defesa do Esquadrão de Aço é a 8ª melhor de toda a Série A, com 30 gols sofridos em 28 jogos. Na 28ª rodada da Série A de 2011, a defesa tricolor já havia sofrido 37 gols.
O Tricolor é o 6º time que menos perdeu no Brasileiro( 09 derrotas), atrás apenas dos clubes do G4( Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Vasco) e o Internacional.
O Esquadrão de Aço é o 8º melhor visitante, com 16 pontos ganhos.
O Tricolor está com 35 pontos, a 08 da zona de rebaixamento e na 13ª colocação. Essa é a maior distância do Bahia para o Z-4 em toda a Série A.
Na 28ª rodada da Série A de 2011, o Bahia estava na 14ª colocação e com 34 pontos ganhos, 01 a menos do que está em 2012.
O Bahia alcançou a marca de 100 gols marcados na temporada 2012, superando a marca de 2011, quando o Tricolor marcou 87.
Segundo o matemático Tristão Garcia, a chance de rebaixamento do Bahia caiu para 3,4%, a menor probabilidade desde o início do Brasileiro.
Confira alguns tabus que o Tricolor quebrou neste Brasileiro:
– Quebra de tabu de 11 anos sem triunfos contra o Vasco no Rio de Janeiro;
– Quebra de tabu de 12 anos sem triunfos contra o Santos na Vila Belmiro;
– Quebra de tabu de 10 anos sem triunfos contra o Palmeiras em São Paulo;
– Quebra de tabu de 12 anos sem triunfos contra o Botafogo-RJ;
Fonte:Esporteclube bahia