Bahia volta a Pituaçu

Vice-líder do Campeonato Brasileiro da Série B, o Bahia tentará retomar a ponta da tabela, perdida na Bahiaxsport_005_ori.jpgsexta rodada, ao enfrentar o lanterna Duque de Caxias, às 21 horas desta sexta-feira, no Estádio do Pituaçu, em Salvador, pela sétima e última rodada da competição antes da pausa para a Copa do Mundo.

O Tricolor baiano soma 13 pontos na tabela ao lado da Portuguesa, mas o time paulista leva vantagem nos critérios de desempate. Tem 6 a 4 no saldo de gols. Para reassumir a liderança, o Bahia precisa vencer o Duque de Caxias e torcer por um tropeço da Lusa, que encara o Paraná fora de casa.

Os cariocas, por outro lado, fazem uma campanha 100% negativa. Disputaram seis jogos e perderam todos. Para piorar a situação, o técnico interino, o ficisultor Joelton Urtiga, não poderá comandar a equipe do banco de reservas, já que foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por discutir com árbitro durante o duelo com o Brasiliense. Caio Espinoza, seu auxiliar, comandará o time.

“Não somos nenhum Barcelona”
Na última rodada, a sexta pela Série B, o Bahia entrou em campo como favorito diante do Icasa, mas acabou levando uma sonora goleada, perdendo por 4 a 0, em Juazeiro do Norte-CE. O resultado, de acordo com o técnico Renato Gaúcho, serviu para trazer o time de volta à realidade, além de mostrar o equilíbrio da competição.

Contra o Duque de Caxias, porém, o treinador não quer saber de qualquer outra coisa senão a vitória.

“Eu quero os três pontos, pois não tenho nenhum Barcelona nas mãos. Todos os times que vinham sem vencer já conseguiram o triunfo, então os caras vão querer bater em alguém e nós somos o próximo adversário”, alertou.

Três mudanças
Insatisfeito com o rendimento de alguns jogadores, o comandante do Bahia deve promover alterações no time. O volante Leandro, que não vem agradando, deverá dar lugar ao atacante Itacaré, já que Renato Gaúcho pretende abdicar da formação com três volantes, atuando com dois jogadores de frente.

O lateral-direito Apodi também treinou entre os reservas durante esta semana e deve ficar no banco contra o Duque, dando lugar à Carlos Alberto. O time terá outra alteração, que não será de ordem técnica, nem tática. Trata-se da saída do zagueiro Alisson, que está suspenso pelo terceiro amarelo. Vágner deve assumir a titularidade na posição.

Novidade na área…
O Duque de Caxias terá a última chance de vencer antes da pausa para a Copa do Mundo. Para conseguir a vitória, o time conta com um reforço, apresentado na quarta-feira. Trata-se do meia Leandro Chaves, de 26 anos, que estava no Ipatinga.

O jogador já treinou com o restante do grupo e foi relacionado para o jogo, podendo ser a novidade no time titular. Sem poder comandar o time do banco de reservas, Urtiga ainda tem dúvidas para escalar a equipe. Na lateral-direita, Dudu e Paulo Rodrigues disputam posição. O mesmo Paulo Rodrigues também pode atuar pelo meio-campo no lugar de Thiaguinho. No ataque, Jouglê disputa vaga com Léo Guerreiro.

Ficha Técnica

Bahia x Duque de Caxias

Local: Estádio do Pituaçu, em Salvador-BA
Data: 04/06/2010
Horário: 21 horas
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira-AL

Bahia
Omar; Carlos Alberto, Nen, Vágner e Ávine; Bruno Silva, Marcone, Rogerinho e Vander; Itacaré e Rodrigo Grahl.
Técnico: Renato Gaúcho

Duque de Caxias
Vinicius; Dudu, Edson, Fábio Braz e Gleidson; Roberto Lopes, Mancuso, Thiaguinho (Paulo Rodrigues) e Leandro Chaves; Caju e Jouglê (Léo Guerreiro).
Técnico: Caio Espinoza (interino)