Bahia vence Itabaiana na estreia do Nordestão


Ainda longe do ideal, o Bahia venceu o Itabaiana nesta noite de sábado, por 3 x 2, pela estreia no Campeonato do Nordeste, no estádio de Pituaçu. Com este resultado, o tricolor, que pode perder o técnico Jorginho para a seleção brasileira sub-20, conquistou seus primeiros pontos na competição, assumindo a primeira posição do grupo A. Na próxima rodada, a equipe baiana vai encarar o ABC, em Natal, na quarta-feira.

Bahia marca dois e termina etapa inicial na frente
Ainda desorganizado em campo, o Bahia sofreu o primeiro gol no Nordestão logo aos dez minutos de partida. Em rápida jogada pela direita, o meia Thiago Furlan recebeu passe, cortou para dentro e chutou com a perna esquerda, no ângulo de Marcelo Lomba, que ficou parado no jogada.

A resposta tricolor chegou aos 20, com o garoto Anderson Talisca. Depois de receber cruzamento na área, o jogador, destaque da equipe sub-20 baiana, testou firme, mas errou o alvo.

Contudo, um minuto depois desses lance, os comandados de Jorginho empataram o confronto. Kléberson pegou a boal livre na direita, tirou o zagueiro da jogada e lançou na cabeça de Diones, que apareceu como homem surpresa para cabecear no canto de Sérvulo.

E a virada aconteceu em seguida, um minuto após o empate. Em cobrança de falta da intermediária, o volante Fahel subiu mais que toda a defesa sergipana para meter a cabeça na redonda e fazer a festa nas arquibancadas do Pituaçu.

Tricolor sofre, mas consegue o triunfo
Depois de terminar o primeiro tempo melhor em campo, o tricolor partiu com tudo no início do segundo tempo e balançou as redes logo aos três minutos. O meia Jéferson, que entrou no lugar de Kléberson ainda na etapa inicial, avançou pelo meio e chutou, vencendo o goleiro Sérvulo.

Com um ritmo menor, o tricolor aproveitou as constantes falhas no sistema defensivo sergipano e partiu para o ataque. Aos 18, Jéferson, mais uma vez, avançou pela esquerda e tentou o cruzamento para Souza, sem sucesso.

Já aos 21, em busca do segundo gol, o Itabaiana tentou com a bola parada. André cobrou falta da intermediária para o meio da área. A bola, contudo, pegou efeito e por pouco não venceu Marcelo Lomba, que fez uma grande defesa.

Mas aos 35, os visitantes diminuíram com um pênalti, sofrido por Thiago Furlan em uma entrada de Titi. Eduardo partiu para a cobrança e colocou números finais no placar da casa tricolor.

FICHA TÉCNICA
Copa do Nordeste
Bahia 3 x 2 Itabaiana
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador
Data: 19/01/2013
Árbitro: Sebastião Rufino Ribeiro Filho (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Roberto José de Oliveira

Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Anderson Talisca (Thuram) e Kléberson (Jéferson); Magno (Ítalo Melo) e Souza. Técnico: Jorginho.

Itabaiana: Sérvulo; Ricardinho, Silvio, Celso e Nininho; Raulino (Nílson), Furlan, Edinho e André; Diego Silva (Eduardo) e Fernandes (Júnior). Técnico: Freitas Nascimento.

Fontedo credito:Maurício Naiberg BN