Após o fim do Campeonato Brasileiro e a confirmação do rebaixamento de Ceará, Fortaleza e Sport, o Nordeste volta a contar com apenas dois representantes no torneio nacional: Bahia e Vitória. No início da temporada, o futebol da região contava com cinco clubes na elite do esporte do Brasil, mas contou com a regressão ao final da competição.
A situação não ocorria desde a edição de 2002 do Brasileirão, última vez que apenas os clubes baianos carregavam a bandeira do Nordeste no torneio. Nessa época, o Esquadrão de Aço terminou com a 19ª colocação, com 30 pontos, na luta contra o rebaixamento, e o Rubro-Negro ocupou o 10º lugar, com 37 pontos, mirando a fase final do campeonato.
Na temporada 2025, o Bahia foi o 7º colocado, com 60 pontos, garantindo uma vaga na pré-Libertadores. Já o Leão foi salvo por Gabriel Baralhas na última rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado positivo contra o São Paulo, no último domingo (7), deixou o Vitória com a 15ª posição, com 45 pontos, e livrou a equipe do rebaixamento.