Ícone do rádio esportivo baiano e brasileiro, sua voz marcante já entoou comentários para milhões de ouvintes. Hoje, aos 79 anos, ele continua com a disposição de um jovem para fazer o que mais ama, o radialismo.
Mais experiente dos cronistas baianos, continua em atividade com os tradicionais e adorados “Bom dia Bola, Boa Tarde Bola e Boa Noite Bola”. Esse é José de Ataíde Costa.
O radialista completa 65 anos de comunicação esportiva pelo rádio. É uma verdadeira enciclopédia do futebol brasileiro. Nele, centenas de comentaristas, narradores, plantonistas e repórteres se inspiraram para vencer os obstáculos que a profissão apresentou pelo caminho.
Zé Ataíde, como é carinhosamente conhecido, é respeitado e admirado por todos os comunicadores da Bahia, sejam eles os experientes, ou os jovens, que estão iniciando a carreira. O Filho da cidade de Santa Inês é uma verdadeira escola do rádio esportivo da Bahia.
Seu currículo invejável e sua grande contribuição ao futebol baiano lhe renderam uma merecida homenagem. A Federação Bahiana de Futebol deu o seu nome à taça de Campeão Baiano de 2013.
O Troféu “José de Ataíde Costa” subirá no andar mais alto do pódio no próximo domingo (19), no Barradão. Bahia e Vitória disputam, em mais um clássico BAVI, o cobiçado caneco.
“José Ataíde merece essa e qualquer homenagem pelo profissional que é. No auge dos seus 79 anos de idade e 65 de profissão, continua exercendo a comunicação de forma brilhante. Neste momento, ele está representando não só a sua trajetória, mas também toda a imprensa esportiva da Bahia”, destacou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
Já o homenageado se mostrou emocionado com a surpresa. “É com muita satisfação, muito orgulho e muita humildade que recebo essa homenagem da Federação Bahiana. Recebo por me considerar, sem falsa modéstia, um dos profissionais que mais tem trabalhado no sentido de que o futebol baiano prime sempre como um dos mais destacados do Brasil”, agradeceu Ataíde.
Carreira – José Ataíde nasceu no dia 15 de março de 1934 e é filho do farmacêutico Péricles de Andrade Costa e da professora primaria Maria Amélia de Ataíde Costa. Natural de Santa Inês (BA) seguiu, aos oito dias de vida, com a família para Santo Antônio de Jesus, para, em seguida e ainda criança firmar residência em Mata de São João.
No município da região metropolitana de Salvador ele viveu até a adolescência com os irmãos Raimundo, Denise, Antônio Carlos e Alfredo Péricles. Foi na cidade que seu pai, um farmacêutico que fazia de tudo (medicava, receitava, parto, etc.), de tão querido foi Prefeito, vereador, delegado de policia e presidente da câmara. Sua genitora, Maria Amélia foi um exemplo de mãe mestra e amiga.
Durante seus 65 anos de carreira, José Ataíde já trabalhou nas seguintes emissoras: Excelsior, Rádio Clube, Bahia, Cruzeiro, Salvador FM, Educadora, Sociedade, Cultura e Metrópole. O mais experiente dos cronistas ainda fez milhares de transmissões regionais, interestaduais e internacionais, onde visitou mais de 30 países.
Fonte:FBF