A bola volta a rolar pelo Baianão

Na maioria dos Estados brasileiros, a bola rolou no último final de semana. Mas na Bahia é diferente. O futebol se rendeu ao entusiasmo e a alegria contagiante do maior Carnaval do Brasil, da maior festa popular do planeta, e somente hoje à noite, em plena quarta-feira de cinzas, a bola volta a rolar na fase de classificação do Campeonato Baiano, com a realização de três jogos, todos no interior do Estado, decisivos, na luta pela classificação no G-4 dos Grupos I e II do Estadual 2011.

Todas as atenções da rodada de hoje estarão concentradas para o Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, onde o Feirense joga para conter a reação do Bahia, que vem de quatro triunfos consecutivos, e garantir sua classificação para a próxima fase. Um jogo de vice-líderes, do tricolor da capital no Grupo I, com 16 pontos ganhos, e do time do interior, com 14 pontos, no Grupo II.

Se o próprio Campeonato Baiano entrou em recesso, porque não o time do Bahia, que tive um final de semana inteiro para descansar ou conhecer de perto o Carnaval nas ruas e avenidas de Salvador. Mas ontem pela manhã, no último dia do reinado de Momo em 2011, o técnico Vágner Benazzi reiniciou os trabalhos no Centro de Treinamentos do Fazendão, com uma demorada palestra com o grupo de jogadores.

Neste período de folga, o treinador do Bahia tem aproveitado para conversar com os jogadores, expor para o grupo os seus critérios e métodos de trabalho, discutir a reação do time no Campeonato Baiano, a 2ª fase da Copa do Brasil, contra o Paysandú de Belém do Pará, paralela à 2ª fase do Estadual. Na segunda-feira este encontro durou quase uma hora.

O time para o jogo desta noite contra o Feirense está escalado sem mistérios ou surpresas. Sem o zagueiro Titi, suspenso pela 3ª advertência do cartão amarelo, e o lateral-esquerdo Ávine, ainda em fase de recuperação no Departamento Médico, com a entrada de Luisão na zaga, a permanência de Dodô na lateral. O trabalho de ontem foi voltado para o aprimoramento da saída de bola em velocidade, a troca de passes e objetividade da equipe.

Mais dois jogos abrem 11ª rodada
Além da partida do Bahia contra o Feirense, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, mais duas partidas abrem hoje a 11ª rodada do Campeonato Baiano. No interior do Estado, o Ipitanga recebe o Vitória da Conquista e o Serrano joga contra o Atlético de Alagoinhas.

O Vitória da Conquista, mesmo jogando fora de casa, pode dar um passo importante para a classificação. Se vencer o Ipitanga, que tem poucas chances de avançar para a segunda fase, a equipe chegará aos 19 pontos conquistados.

Aí, depois de ter feito sua parte dentro de campo, caberá ao Conquista torcer contra o Atlético de Alagoinhas e o Colo Colo. Se os dois times perderem, o Conquista carimbará a vaga para a segunda fase com uma rodada de antecedência.

Para não deixar isto acontecer, o Atlético precisa superar o Serrano no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. O Serrano também briga pela classificação e precisa do triunfo para se manter entre os quatro primeiros colocados do Grupo 2.

Com exceção do jogo do Bahia, as outras duas partidas da rodada, que serão realizada hoje, começam às 20h30. Os outros três jogos da rodada – Fluminense x Colo Colo, Camaçari x Bahia de Feira e Vitória x Juazeiro – serão realizadas amanhã à noite.

com informações da tribunadabahia.