O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, não vai acompanhar os Jogos Paralímpicos, que começam no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, informou o Comitê Paralímpico Internacional (CPI).
Bach já tinha dito que não participaria da cerimônia de abertura para permanecer na Alemanha para o funeral do amigo Walter Scheel, ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha Ocidental e vice-chanceler, que morreu no mês passado aos 97 anos.
Mas autoridades disseram que ele não conseguirá reprogramar outros compromissos e não vai viajar ao Brasil depois do funeral.
“O presidente Bach estava planejando participar da cerimônia de abertura e primeiro dia de competição, mas não pode comparecer devido a um funeral de Estado na Alemanha”, disse Craig Spence, diretor de mídia e comunicações do CPI, em um comunicado.
“Compreendemos perfeitamente que ele não pode reprogramar outros compromissos de longa data para participar dos Jogos aqui. O COI é um parceiro estratégico do CPI e agradecemos a eles, e ao presidente Bach, por seu apoio contínuo.”
O Rio ganhou em 2009 o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
(Reportagem de Andrew Downie)
RIO DE JANEIRO (Reuters)